Primeira carrinha eléctrica da Volkswagen tem até 605 L de capacidade da mala
As opções de carrinhas eléctricas no mercado continuam a aumentar. A semana passada ficamos a conhecer a BMW i5 Touring e as renovadas Porsche Taycan Sport e Cross Turismo, agora é a vez dos vizinhos de Wolfsburgo. Hoje a Volkswagen mostrou a ID.7 Tourer, a sua primeira carrinha eléctrica que tem até 685km de autonomia.
Idêntica em tudo em relação à berlina, a ID.7 Tourer distingue-se precisamente pelo espaço extra na mala. A bagageira tem 545 litros, embora possa facilmente crescer para os 605 litros se os encostos dos bancos traseiros forem colocados na posição vertical, capacidade que pode ser ampliada para 1714 litros se os encostos dos bancos traseiros forem rebatidos. Assim, a ID.7 fica com um piso plano com dois metros de comprimento, bastante jeitoso para ir a uma certa loja sueca. Se isso não for suficiente, a Volkswagen propõe ainda, como opção, uma caixa para o tejadilho com mais 460 L.
Carrinha com grande autonomia
Não podíamos estar a falar de um novo carro eléctrico sem olhar para os números e na ID.7 Tourer eles são francamente interessante. As motorizações disponíveis são exactamente as mesmas da berlina. Temos o mesmo motor APP550 com 282 cv e 550 Nm e que está disponível com uma bateria de 77 kWh utilizáveis na versão Pro e 86 kWh na versão Pro S.
A autonomia sai ligeiramente sacrificada na versão Tourer face à berlina, cerca de 15 km a menos. Isto faz com que a ID.7 Tourer Pro tenha 600 km de autonomia no ciclo combinado WLTP e a ID.7 Tourer Pro S prometa até 685 km de autonomia.
Quanto a carregamentos, uma vez mais, é como na berlina. São até 175 km de potência na Pro, valor que sobe para 200 km de potência máxima na Pro S. Estes valores permitem que ambas as variantes carreguem dos 10% aos 80% em pouco menos de 30 minutos à potência máxima.
Interior espaçoso e tecnológico
Por dentro, uma vez mais, o ID.7 Tourer tem um argumento de peso no amplo espaço oferecido. Aqui, com excepção da mala, claro, não encontramos diferenças para o liftback, já de si muito espaço. As medidas exteriores são exactamente as mesmas nas duas carroçarias. Assim, a ID.7 Tourer mantém os 4961 mm de comprimento, 1862 mm de largura, 1520 mm de altura e 2971 de distância entre eixos. Mesmo sendo carrinha para quase 5 metros de comprimento e dimensões generosas no geral, a ID7. Tourer consegue um respeitável Cx de apenas 0,24.
O tecto panorâmico a que a Volkswagen, ou Smart Glass, como eles dizem, oferecem níveis de opacidade variada, ajustável ao gosto dos passageiros.
Há ainda o mesmo ecrã touch de 15 polegadas, embora o Tourer receba um head-up display de realidade aumentada actualizado. Há também mais integração com o Apple Carplay e Android Auto. A Volkswagen oferece agora integração com o ChatGPT no seu software e não falta ainda toda uma panóplia de opções de conforto como bancos com massagens, uma aplicação de Wellness e iluminação ambiente ajustável.
Quando chega?
A irmão eléctrica da Passat deve chegar a Portugal já no Verão. Por essa altura, deve chegar também a versão Pro S da berlina.
Produzida em Emden, ao lado da berlina e do ID.4, a ID.7 Tourer é a segunda opção para quem quer uma carrinha da Volkswagen do segmento D. Ao contrário do que fizeram a BMW ou a Peugeot, as quais oferecem a mesma carrinha em variantes eléctricas e a combustão, a Volkswagen optou por separar as duas motorizações em veículos diferentes. Assim, para quem preferir opção a combustão, a Volkswagen continua a oferecer a tradicional Passat. Mas, quem quiser uma carrinha familiar eléctrica, tem agora a opção da ID.7 Tourer.
Quanto a preços, esperamos que a ID7. Tourer custe cerca de 1000 € a mais do que o sedan. A confirmar-se, isso coloca o preço de entrada da nova carrinha eléctrica da Volkswagen nos 61 000 €.