Folgore é a palavra italiana para relâmpago. E é como um relâmpago que o primeiro descapotável eléctrico passa por nós quando liberta todo o poder que tem guardado nas baterias. Falamos não só do primeiro cabrio eléctrico da Maserati mas verdadeiramente do primeiro cabrio eléctrico no nosso mercado, o Maserati GranCabrio Folgore. E que cabrio!
Bem, tecnicamente temos o FIAT 500e Cabrio e o extinto Smart EQ fortwo Cabrio mas dá para perceber onde queremos chegar. Ambos os exemplos mantêm os arcos das portas quando recolhem o tecto, na verdade, estão mais próximos de um Targa do que um cabriolet de verdade. Assim, enquanto não chega cá o futuro Porsche Boxster, nem o MG Cyberster, nem o Tesla Roadster é o Maserati GranCabrio Folgore que leva a taça para o primeiro descapotável eléctrico no nosso mercado. E sim, sabemos que houve o longínquo Tesla Roadster original mas nunca vendido oficialmente por cá.
Números… folgorantes
Tirando a capota, não há surpresas no GranCabrio Folgore. Face ao seu irmão fechado, o GranTurismo Folgore, a diferença está simplesmente na capota retráctil. Claro que o mecanismo da capota e o reforços estruturais necessários causaram engorda no GranCabrio, que tem assim 2415kg, ou seja, cerca de 150kg a mais do que a versão fechada.
A propulsão é fornecida pelo mesmo conjunto de três motores do GranTurismo Folgore, o que significa cerca de 750 cavalos de potência e uns absurdos 1350 Nm de binário enviados para as quatro rodas. Isso tudo é então combinado com uma bateria de 92,5 kWh (83.0 kWh úteis) para garantir uma autonomia anunciada de 450 km.
Este arsenal incrível permite ao GranCabrio Folgore ir dos 0 aos 100km/h em menos de 3 segundos e atingir 290 km/h de velocidade máximo. Se estiverem a pensar levar o Maserati para a AutoBahn mas estiverem desiludidos por não atingirem 300km/h, podem sempre recorrer ao coupé que estende o limite para os 320 km/h.
Outra grande mudança em relação aos seus companheiros de gama Folgore é a potencial inclusão de um gerador de som, semelhante ao do Abarth 500. A Maserati sugere que pode ter um som idêntico tanto interna quanto externamente. Para quem gostar de vroom, vroom sintético, encontramos uma solução no Hyundai Ioniq 5 N e no Dodge Charger Daytona também.
O preço de tantos números
Tal como todo o que faz mover o GranCabrio Folgore, o preço também tem muitos números. Já está disponível para encomenda no configurador da Maserati e o GranPreço começa nos 224 075 €. Se quiserem ver um quarto de milhão de euros a sair da conta à velocidade um relâmpago, têm aqui uma excelente forma de o experimentar.
No entanto, segundo o site da Maserati, é preciso esperar até 2025 para o ter mas há esperas que valem a pena. É um relâmpago até lá.