Aqui está o novo Tesla Model 3 Performance! Em Outubro do ano passado, a Tesla lançou uma renovação profunda do Model 3 (project Highland), mas ficou limitado às versões Single Motor e Long Range.
O Performance ficou de fora e está ausente da gama desde então. Contudo, essa ausência foi finalmente colmatada e o Model 3 Performance está de regresso.
O mais rápido dos Model 3
A especulação à volta do novo Model 3 Performance foi muita nos últimos meses. Algumas informações apontavam até que a versão mais potente do Model 3 pudesse receber o novo Plaid, tal como acontece com o Model S e Model X, mas isso não se verificou. O Performance está de volta.
Nos últimos dias começaram a surgir alguns leaks sobre os dados do novo Performance e hoje, sem aviso prévio, a Tesla abriu o jogo e mostrou tudo. Para já, os dados são contraditórios. No comunicado da Tesla no Twitter, a marca indica 510 cv de potência mas os sites europeus da Tesla, como é o caso do português, referem “apenas” 460 cv. Tudo indica que os modelos saídos da fábrica de Xangai, como é o caso dos que vêm para a Europa, utilizam baterias diferentes, daí a limitação de potência. O binário tem números impressionantes também: 741 Nm!
Sejam 460cv ou 510cv, é um estábulo suficiente para andar muito depressa. A Tesla promete apenas 3.1 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e 262 km/h de velocidade máxima. Apesar de todo este poderio, a Tesla promete uns muito interessantes 528 km de autonomia WLTP.
Nem se de números vive o Performance
Os números impressionam mas não são tudo no novo Performance. Por fora, saltam à vista as jantes específicas de 20″ forjadas. Jantes essas que albergam os travões desportivos de alto desempenho onde saltam à vista as generosas pinças vermelhas.
Os pára-choques são exclusivos do Performance e atrás encontramos um spoiler em fibra de carbono. Por dentro, temos bancos ventilados exclusivos com mais apoio lateral e acabamos em fibra de carbono. O que não se vê não é menos importante. O chassis tem afinação desportiva específica do Performance e conta também com amortecedores adaptáveis controlados por software. Assim, o Performance consegue adoptar um comportamento mais firme em condução desportiva e mais virado para o conforto quando assim é requerido. Ainda no capítulo do software, o novo Performance recebe a V3 do Modo Pista.
Já disponível para encomenda, entregas em breve
Não é preciso esperar muito para vermos o novo Model 3 Performance na estrada. Já está disponível para encomenda e custa 55 990 €.
As primeiras unidades têm entrega prevista para Maio ou Junho deste ano. Se não houver atrasos, vamos ver o novo Performance muito em breve.