Chega já em Outubro!
Após 6 anos muito bem sucedidos no mercado, a Tesla decidiu renovar o Model 3. Costuma-se dizer que em equipa que ganha, não se mexe, e a Tesla assim o fez. A mudança mais visível é a nova frente, os faróis traseiros também foram redesenhados mas apenas foram feitas ligeiras melhorias, o novo modelo não é uma revolução.
Melhor aerodinâmica, mais autonomia
Apesar de manter os mesmos packs de baterias e motores do modelo anterior, o novo Model 3 tem a autonomia melhorada. Os ganhos foram conseguidos à conta de melhorias aerodinâmicas. Face ao modelo que agora sai de cena, o Cx baixa de 0,23 para 0,219. Este valor é ligeiramente superior ao do Model S mas, devido à menor superfície frontal, o Model 3 é agora o modelo da Tesla com menor resistência aerodinâmica.
Estas alterações resultam em ganhos de cerca de 12% na autonomia. Os valores de acordo com a norma WLTP anda agora nos 491km para o Single Motor e nos 678km para o Long Range. Quanto ao Performance, a Tesla ainda não o mostrou, por isso ainda teremos de aguardar para conhecer as suas características.
A nível de conforto, o Model 3 ganha também bancos ventilados e melhor isolamento acústico. A Tesla focou-se também na afinação da suspensão para o conforto. A velocidade máxima baixou, é agora de “apenas” 201km/h em ambas as versões.
Novidades no interior
Com os valores da potência e performance a manterem-se inalterados, o Model 3 Highland (nome de código com que era até aqui conhecido) trás as maiores novidades no interior. A Tesla ouviu os utilizadores e melhorou os materiais do interior. Os passageiros passam agora também a ter luz ambiente e, nos lugares traseiros, existe agora um tablet de 8″ para controlo da climatização, ventilação e infotainment.
O selector dos modos de caixa passa agora a estar no ecrã e desaparece também a haste dos piscas. Estes passam a ser dois botões no volante. À frente passa a existir carregador sem fios para smartphone e as portas USB podem chegar aos 65W. Ainda na conectividade, o novo Model 3 tem um alcance até 10 vezes maior para quem utiliza o smartphone como chave e o dobro do alcance do Wi-Fi.
Chega já em Outubro
A espera para o renovado Model 3 não será grande. As entregas na Europa começam já em Outubro e já é possível encomendá-lo no site da Tesla. Fica a faltar o Performance. A Tesla não falou nele nesta apresentação mas acreditamos que seja uma questão de tempo até termos notícias.