Acabou a espera, assim é o Tesla Model Y para 2025. O carro elétrico mais vendido do mundo recebeu uma renovação significativa e mostrou-se ao Mundo… na China.
As primeiras imagens do renovado e muito antecipado Tesla Model Y tornaram-se públicas com o lançamento do modelo americano na China. Por enquanto, esta nova versão está disponível apenas na China e na Austrália. No entanto, como é o veículo elétrico mais vendido no Mundo, a curiosidade é grande.
Design renovado
O novo Model Y apresenta um design mais moderno, com a frente inspirada na Cybertruck. As luzes diurnas passam a estar numa única linha de luzes ao longo de toda a dianteira com os grupos ópticos separados. As luzes traseiras recebem um contorno semelhante ao do Model 3 mas estão também unidas numa faixa única. Os para-choques dianteiro e traseiro foram subtilmente redesenhados, e a Tesla afirma que a nova versão foi criada para “maximizar a eficiência”. Um exemplo disso é a produção do piso traseiro, onde o processo de fundição reduziu o número de componentes de 70 para apenas um.
A marca sugere que estas melhorias proporcionam uma “experiência de condução mais suave e silenciosa”. Presume-se que também criem mais espaço para baterias. A autonomia aumentou de 531 km na versão Long Range com tração integral para 549 km nesta primeira edição com tração integral, com o nome de código “Juniper”.
Os números iniciais indicam que as alterações ao sistema de propulsão permitem que a variante AWD Long Range acelere de 0 a 100 km/h meio segundo mais rápido, passando de 4,8s para 4,3s. Além disso, houve atualizações na suspensão, rodas e pneus.
Interior também com novidades
No interior, destaca-se um ecrã traseiro de 8 polegadas para jogos e outros meios de entretenimento, que complementa o sistema de infoentretenimento de 15,4 polegadas com a sua vasta gama de funcionalidades digitais constantemente atualizadas. O modelo agora mostrado é de cinco lugares, embora, tal como no modelo antigo, espera-se que venha a existir uma versão de sete lugares no futuro.
Ainda a bordo, o tablier, a consola central e os painéis das portas foram redesenhados, passando a contar com materiais mais suaves ao toque e com iluminação ambiente, tal como aconteceu na renovação do Model 3. Contudo, ao contrário deste, o novo Y mantém as hastes dos piscas atrás do volante (alegadamente o EuroNCAP não gostou muito dos piscas no volante). Também como acontece no Model 3, o selector da caixa passa a estar no ecrã central.
E quando chega?
Segundo os sites regionais da Tesla onde o novo Model Y começa a ser entregue a partir de Março. Em Portugal e no resto da Europa, devemos ver o novo Model Y também disponível no site da Tesla já nos próximos dias com as entregas a começar na Primavera.