Não é o eléctrico que mais vai vender no nosso país mas é um dos mais aguardados. Apresentado no Verão passado, o Hyundai Ioniq 5 N está finalmente prestes a chegar a Portugal e já tem preço.
São 79 900 € pelo mais rápido dos Hyundais e um dos mais rápidos eléctricos do mercado. Apesar dos carros eléctricos serem famosos por serem habitualmente muito mais potentes do que os equivalentes a combustão, não há muitos que estejam num patamar acima do desportivo coreano. Acima dos 650 cv do Ioniq 5 N, apenas encontramos os Tesla Model X e S, as versões de topo dos Mercedes EQS e BMW i7, o Maserati GranTurismo Folgore e um par de Porsches Taycan Turbo. Companhia muito respeitável.
Para se por as coisas um pouco mais em perspectiva, o actual Porsche 911 GT3 RS tem “apenas” 520 cv. Claro que outros valores se levantam quando falamos de um desportivo mas já lá vamos…
Muito mais do que potência
É justamente isso que promete o Hyundai Ioniq 5 N. Quando falamos do novo Dodge Charger Daytona, falamos precisamente que a potência permitida pelos motores eléctricos fazem deles excelentes candidatos a reis dos semáforos. No entanto, o Ioniq 5 N quer ser muito mais do que isso. Não se contenta com dominar as rectas e quer dominar também… as curvas.
Os 650 cv são muito bem vindos para lidar com as mais de duas toneladas do carro mas isso não o impede de demorar apenas 3.4 segundos dos 0 aos 100 km/h, fruto de uma relação peso-potência de apenas 3.44 kg/cv. Mas, é precisamente para ser mais do que uma besta de aceleração do que uma besta de aceleração, que a Hyundai recorreu ao tratamento da sua divisão desportiva N para fazer deste modelo um desportivo de pleno direito. Divisão essa que, recorde-se, fez o seu nome a preparar Hyundais para o Mundial de Rallys e para o agora extinto Mundial de Turismos.
Assim, o Ioniq 5 N é o resultado de muitas horas de testes no Centro de Testes da Hyundai que, curiosamente, fica num certo “Nürburgring ” onde fez milhares de quilómetros. O resultado é um chassis reforçado em 42 pontos, vias alargadas e rebaixado em 20mm. Tudo isto resulta num chassis afinada para condução desportiva e que recebe nova direcção, discos de travão de 400mm e jantes específicas.
Mas a potência ajuda muito
Claro que tudo isto servia de pouco não fosse a cortesia de um segundo motor no eixo dianteiro que conjugado com o motor traseiro nos permite ter então, em modo Boost, os tais 650 cv e 740 Nm de binário.
Para quem gosta de tempos no ‘Ring, o Hyundai Ioniq 5 N conseguiu percorrer o Inferno Verde em 7m45.59 com pneus Pirelli P Zero Corsa de série. Dito de outra forma, a volta do Ioniq 5 N foi mais rápida do que o Lamborghini Gallardo Superleggera ou os 911 GT3 RS das gerações 997 e 996.
E durante quanto tempo consegue o Ioniq 5 N fazer isto? Durante 385 km em ciclo combinado WLTP… Arriscamos dizer que “um pouco menos” do que isso em ritmos destes. As boas notícias é que o mais desportivo dos Ioniq 5 pode carregar em DC até 240 kW, por isso, com um carregador à altura, está pronto a voltar à pista em 17 minutos.
Ronca e tem passagens de caixa
Já devem imaginar o que vem aí. Para o Ioniq 5 N “roncar” quer dizer que há colunas a imitar sons de motor a combustão. E é mesmo isso que acontece. A Hyundai dá-lhe o nome pomposo de N Active Sound +. Mas, se isso não for suficiente, o Ioniq 5 N tem ainda outro truque: N e-shift! O nome deixa adivinhar o que é. Isso mesmo, passagens de caixa falsas. Queremos mesmo isto? A Hyundai diz que sim.
No caso do som, o N Active Sound + (porque apenas N Active Sound não era descritivo que chegue) simula o som do motor do i30 N até às 8000 rpm mas, quem quiser, pode brincar com isso e escolher outros sons. No caso do N e-shift, este simula uma caixa de 8 velocidades de dupla embreagem e não faltam sequer as patilhas no volante! Dá para levar o motor ao corte e sente-se um solavanco nas “passagens de caixa”.
Segundo a Hyundai, isto até prejudica um pouco o desempenho mas aumenta muito a envolvência na condução. Se tiverem uns 80 000 € a fazer comichão na carteira, já podem ir ao configurador da Hyundai e encomendar um a vosso gosto. Depois, podem contar como foi.