Polestar Day realizado na Califórnia deu a conhecer a versão de produção
A Polestar realizou um evento na Califórnia, o Polestar Day, onde foi apresentado o Polestar 5 na sua versão de produção. As suas formas finais já tinham sido antevistas pelo concept Precept.
O 5 chega para ser o novo topo de gama da Polestar e a marca sueca aponta ao Porsche Taycan e ao Tesla Model S como concorrentes Os carregamentos super rápidos são um dos seus principais argumentos.
Segundo a marca, o Polestar 5 é capaz de fazer uma carga para percorrer mais de 160km em apenas 5 minutos. Para isso, utiliza bateriais denominadas XFC (eXtra Fast Charging) desenvolvidas pela StoreDot. A StoreDot é uma fabricante de baterias de lítio (Li-Ion) para carros eléctricos fundada em 2012. Em 2022, a Volvo e a Polestar adquiriram uma participação na marca e os primeiros frutos vêm-se agora no Polestar 5.
Será o primeiro modelo do grupo a utilizar esta tecnologia que, prometem, permite tempos muito rápidos de carregamento sem prejudicar a longevidade das baterias. Contudo, a marca não garante que esta funcionalidade esteja disponível desde o lançamento. Em 2024 esperam ter na rua um protótipo rolante com esta nova tecnologia e, se os testes forem bem sucedidos, é provável que seja introduzida com algum update do veículo.
Potência e binário com fartura
Para apontar a modelos como o Taycan, o 5 precisa de motores à altura. Não são por isso de estranhar os números prometidos: 886cv de potência e 900Nm de binário. Números que permitem ao Polestar 5 disputar o segmento dos sedans eléctricos de luxo com modelos não só como os já referidos Model S e Taycan mas também o BMW i7, Audi e-Tron GT ou Mercedes EQS.
Para lidar com todo este poderio, a Polestar promete uma rigidez estrutural ao nível de super-desportivos. Quanto ao interior, embora a Polestar não tenha divulgado fotos no evento, tudo indica que vai seguir a linha típica da marca. Esperamos um interior minimalista, com um grande tablet vertical ao centro e um pequeno ecrã para o velocímetro e avisos importantes.
Em 2025, esperamos ver o Polestar 5 nas ruas.