Reservas ainda este mês
O Polestar 4 estará brevemente disponível para encomenda. A marca sediada em Gotemburgo divulgou hoje a data de início de comercialização do seu novo SUV-Coupé eléctrico e será já este mês. De acordo com o comunicado, o Polestar 4 inicia as vendas em Portugal já no dia 31 de Janeiro.
O modelo pode ser encomendado online mas, no entanto, a Polestar não refere quando começam a ser entregues as primeiras unidades. A produção começou oficialmente em Novembro, na China, onde as entregas começaram este mês. No comunicado que a Polestar divulgou no arranque da produção, indicavam que pretendiam começar a comercialização noutros mercados no início de 2024 com as entregas a começarem também algures no ano. Com as entregas do Polestar 3 atrasadas para o final do Verão, é provável que as entregas do 4 não comecem antes disso.
Duas versões para já
À chegada ao mercado, o Polestar 4 vem com duas versões: Long Range Single Motor e Long Range Dual Motor. Fazendo jus ao nome, ambas prometem mais de 550km de autonomia. A versão mais potente, Dual Motor, promete 560km de autonomia WLTP, números que chegam aos 600km na versão de tracção traseira.
Quanto a valores de potência e binário, são 272cv e 343Nm para o Single Motor, números que sobem para 544cv e 680Nm na versão mais potente. Para alimentar tudo isto, ambas as versões recorrem a uma bateria de 94kWh úteis. Bateria essa que pode ser carregada em 28 minutos dos 10%-80% em corrente contínua, utilizando carregadores de até 200kW de potência. Quanto a carregamentos domésticos, o Polestar 4 suporta até 22kW de potência em corrente AC.
Não precisa de vidro traseiro
Definido pela Polestar como um “SUV coupé”, apesar de ser apenas 4cm mais alto do que um Mégane E-Tech, o 4 chamou a atenção no lançamento por não ter vidro traseiro. Em vez disso, toda a zona onde deveria estar o vidro está tapada por um painel metálico. Uma câmera de vídeo assegura a visibilidade traseira.
É uma solução, no mínimo, curiosa mas parece que veio para ficar, uma vez que o futuro Polestar 5 parece utilizar uma solução semelhante.