O mês passado, a Opel mostrou as primeiras imagens do novo Frontera. O novo SUV compacto da casa de Rüsselsheim, recupera um nome bem conhecido dos anos ’90 para o substituto do Crossland. Agora, passadas algumas semanas desde as primeiras imagens, a Opel finalmente apresentou o novo Frontera e ficamos a conhecer mais detalhes.
Também com 7 lugares
Pouco depois de vermos as primeiras imagens do Frontera, ficamos a conhecer também o seu primo francês, o Citroën ë-C3 Aircross. Tal como o Frontera, também o ë-C3 Aircross utiliza a plataforma do novo Citroën ë-C3. Uma vez que o Citroën ë-C3 Aircross terá disponível a configuração de 7 lugares e dada a partilha de componentes entre os SUVs francês e alemão, não surpreende então que agora se saiba que o Frontera terá também essa configuração disponível.
O Frontera é assim o primeiro modelo eléctrico de passageiros da Opel (ou que não seja baseado em veículos comerciais) a disponibilizar 7 lugares. Contudo, a primeira versão a chegar é a de 5 lugares. A variante de 7 lugares chega mais tarde. Já que falamos das aptidões familiares do Frontera, diga-se ainda que a mala tem 450 L de capacidade – valor que quase desaparece com 7 lugares mas que pode expandir até 1600 L com a fila do meio (ou a de trás, na versão de 5 lugares) rebatida.
Motorização conhecida
O anúncio oficial do Opel Frontera trouxe mais novidades. Ficamos também a conhecer as opções de motor e bateria. Já suspeitávamos que o novo Frontera partilhava a unidade motriz com o Citroën ë-C3, uma vez que tal como o citadino francês, o Frontera recorre à Small Car Platform da Stellantis, e as notícias oficiais confirman-no.
Assim, o Opel Frontera Electric traz o motor de 110 cv (83 kW) montado no eixo dianteiro e promete autonomia de pelo 300 km na versão base. Este valor é partilhado, uma vez mais, com o primo francês, o qual traz um pack de baterias com capacidade para armazenar 40 kWh. Este conjunto pode ser carregado até 100 kW em corrente contínua.
Mais tarde, chega a versão Long Range com pelo menos 400 km de autonomia e uma bateria um pouco maior.
Preço já conhecido
A Opel Portugal ainda não anunciou oficialmente o preço do novo Frontera mas a Alemanha dá-nos uma boa indicação. Na terra Natal da Opel, a versão base do Frontera Electric começa nos 29 900 €. No entanto, todos os modelos eléctricos da Opel, do Corsa ao Astra Electric têm o mesmo preço em Portugal e na Alemanha, portanto, parece-nos seguro assumir que o Frontera não será excepção.
O Opel Frontera Electric deve chegar às nossas estradas nos últimos meses de Verão.