A Kia renovou o seu crossover eléctrico EV6. Lançado em 2021, o EV6 foi o primeiro modelo da marca desenvolvido sobre a plataforma e-GMP do Grupo Hyundai-Kia. Três anos após o lançamento do primeiro membro da família EV, a Kia resolveu renovar o EV6 e dar-lhe um ar de família mais próximo com os parentes mais recentes como o EV5 e o EV9.
A mudança mais visível é na frente, a qual adopta o novo ar de família mas há novidades também no capítulo técnico.
Muda por fora mas também por dentro
Para além dos faróis dianteiros redesenhados, a versão GT-Line adiciona uma nova barra de luz frontal para dar um visual mais agressivo. As versões base e GT-Line trazem pára-choques redesenhados e os compradores podem escolher entre novas jantes de liga leve de 19 e 20 polegadas.
O interior mantém-se semelhante face à versão pré-restyling mas houve espaço para introduzir algumas novidades. Há um novo volante redesenhado, nova moldura no duplo-ecrã que faz as vezes de painel de instrumentos e consola central. O infoentretenimento foi actualizado e é agora idêntico ao do EV9 e há novos materiais no cockpit.
Se gostarem de desbloquear o telemóvel com a impressão digital, agora também podem fazê-lo no carro. O novo EV6 passa a incorporar um destes sistema de autenticação. Agora está também disponível um retrovisor digital em opção.
Para além das mudanças estéticas e melhoramentos tecnológicos, a Kia melhorou ainda alguns aspectos da carroçaria. O EV6 tem agora pilares B mais espessos para garantir maior rigidez estrutural e airbags laterais da segunda fila aumentam a segurança dos passageiros.
Os engenheiros da Kia também reduziram o ruído do motor e ajustaram a suspensão para uma condução mais confortável. Além disso, o isolamento acústico extra de volta do motor traseiro visa minimizar ainda mais o ruído na cabine.
Novidades também no motor e bateria
Por fim, o grupo motriz. Actualmente, o EV6 está disponível em duas versões de autonomia distinta de tracção traseira, tracção traseira e na variante desportiva GT. Em Portugal, apenas é vendida a versão de tracção traseira Long Range e o GT. Pelas informações relevadas na apresentação, o restyling simplifica um pouco a gama.
Assim, passa a existir apenas uma versão de tração traseira. O EV6 abandona a bateria de 77.4 kWh (74 kWh úteis) em favor da bateria de 84 kWh (80 kWh úteis) estreada no Hyundai Ioniq 5 N. Esta mudança traz uma autonomia acrescida ao EV6, com a versão de tracção traseira a subir dos 528 km de autonomia no ciclo WLTP combinado para 550 km.
Quanto a motores, encontramos velhos conhecidos. O Long Range mantém o motor de 229 cv (168 kW) colocado no eixo traseiro enquanto que a versão de tracção integral adiciona um segundo motor no eixo dianteiro que eleva a potência para 325 cv (239 kW).
Por fim, falta saber os números do GT. O actual tem já uns respeitáveis 585 cv (430 kW) mas o recém-chegado Ioniq 5 N subiu a fasquia para os 650 cv. Falta saber se vai emprestar a unidade motriz conforme está ao primo da Kia e se este vai receber um tratamento tão extremo como o Hyundai. Não deverá ser preciso esperar muito para saber.
Quando chega?
Ainda não há data certa para a chegada ao mercado europeu. Na Coreia do Sul, o novo EV6 começa a ser comercializado já no próximo mas, por cá, ainda temos de aguardar mais um pouco. Contudo, é expectável que o EV6 renovado chegue ao nosso mercado até final do ano.
Actualmente, a versão mais acessível do Kia EV6 custa pouco mais de 49 000 €.