A Kia continua a expandir a sua gama de eléctricos a toda a velocidade. Agora, foi o Kia EV3 a ser apresentado e chega com 600 km de autonomia. O mais pequeno (até agora) dos Kia eléctricos, junta-se assim ao recém renovado EV6 e ao EV9, enquanto aguardamos ainda pela chegada do SUV compacto EV5, como o nome indica, situado entre o recém apresentado EV3 e o gigante EV9.
Kia entra na guerra dos B-SUV eléctricos
Na verdade, não é bem uma estreia mas mais um regresso. Anteriormente, a Kia teve disponível o e-Soul como o mais pequeno dos seus modelos eléctricos. No entanto, o e-Soul era um modelo de combustão adaptado, o que comprometia a eficiência. Já o EV3 nasce sobre mais uma declinação da Electric-Global Modular Platform, mais conhecida por e-GMP, a plataforma pensada exclusivamente para veículos eléctricos da Kia. O e-Niro é agora o único modelo da gama de passageiros da Kia que ainda deriva de um modelo a combustão e assim deve continuar até à chegada à Europa do EV5 para o seu lugar.
Face ao e-Soul, o EV3 é ligeiramente mais comprido (4300mm vs 4195mm) mas ligeiramente mais baixo (1560mm vs 1600m do e-Soul). Na largura o EV3 ganha também mais 50mm (1850mm) e ganha também 80mm na distância entre eixos (2680mm). O acréscimo nas dimensões permite ao EV3 oferecer bastante mais espaço interior e uma mala bem mais generosa. O melhor aproveitamento do espaço da plataforma eléctrica faz com que o novo SUV da Kia ofereça 460L de capacidade, bem mais generoso que os 315L do e-Soul. Há ainda 25L de espaço extra na frunk, muito úteis para trazer o pão quentinho.
Vamos a números
Tão ou mais importante do que os números por fora, são os números do que não se vê. Ou seja, como é que o EV3 se porta no que diz respeito a autonomia e potência. E neste capítulo não se sai nada mal.
Num segmento cada vez mais concorrido, onde encontramos propostas muito competitivas como o Volvo EX-30 ou o Mini Aceman, o EV3 fica muito bem na fotografia. Disponível em duas versões, Standard Range e Long Range, o primeiro equipado com bateria de 58,3 kWh e 410 km de autonomia, enquanto a variante Long Range possui bateria de 81,4 kWh, oferecendo até 600 km de autonomia no ciclo WLTP. Ambos os modelos apresentam um motor elétrico de 204 cv (150 cv) e 283 Nm que permite um respeitável tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 7,5 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h.
A eficiência foi uma das áreas mais trabalhadas pela Kia e, por isso, trabalhou muito na tecnologia de gestão da bateria. A aerodinâmica, como não podia deixar de ser, foi também objecto de muito cuidado e o EV conseguiu um coeficiente de arrasto de 0,263 Cx. Mesmo sendo eficiente, eventualmente vai ser preciso carregar o EV3 e aí podemos contar com carregamento rápido de 100kW na versão Standard Range e 135kW na versão Long Range, valores que permitem carregar a bateria dos 10% aos 80% em meia hora. Contudo, ao contrário de outros parentes construídos sobre a e-GMP, o EV3 tem apenas arquitectura de 400V, o que limita as velocidades máximas de carregamento mas permite manter o preço mais baixo.
Interior cheio de tecnologia
Como não podia deixar de ser. Não falta, claro, um generoso conjunto de ecrã com 30″. Desse conjunto fazem parte o painel de instrumentos com 12,3″, um mais pequeno ecrã cm 5″ para a climatização e ainda outro ecrã de 12,3″ para tudo o resto. Se forem fãs da NBA, podem personalizar o ecrã com temas da NBA que podem ser descarregados da Kia Connect Store. Assim, se quiserem apoiar o Neemias Queta, podem ter sempre o símbolo dos Celtics convosco.
A Kia Connect Store oferece ainda várias opções de streaming, incluindo o Netflix, Prime Video, YouTube, Spotify e… uma app do Baby Shark. Podem sempre desinstalar. Há ainda vários jogos disponíveis e sistema de som Harman Kardon.
Se acharem que ainda assim precisam de mais ecrãs, há ainda um head-up display com 12,3″ em opção.
Preço e chegada ao mercado
O mais barato dos eléctricos da Kia chega ao nosso mercado apenas no final do ano. Talvez por ainda faltarem alguns meses para o termos cá, a Kia não avançou com valores definitivos para o EV3.
Contudo, durante a apresentação, a Kia indicou um preço base na ordem dos 33 000 € como objectivo para o EV3. Se assim se confirmar, o novo EV3 será uma das propostas mais competitivas do segmento. E concorrência não lhe falta.