A Stellantis continua a renovar em força a sua gama de SUVs e crossovers. Depois de na semana passada ter dado a conhecer os novos Opel Frontera e Citröen C3 Aircross, agora é a vez do Opel Grandland receber uma geração completamente nova.
Chegou a especular-se que, tal como aconteceu com o Crossland, também o nome Grandland pudesse dar lugar a um nome de outros tempos, neste caso, Monterey. No entanto, neste caso a Opel optou por manter o nome e assim temos a segunda geração do Grandland.
Tal como a primeira geração, o novo Grandland também partilha a plataforma com o Peugeot 3008. Quer isto dizer que agora recorre à plataforma STLA Medium e cresceu bastante face à geração anterior. O novo Grandland cresce 17cm em comprimento e 6cm em largura. Tem agora 4,64m de comprimento e, com o fim do Insignia, ocupa o lugar de topo de gama da Opel.
Motorizações já conhecidas
Debaixo da carroçaria, não há surpresas. O novo Grandland terá versões eléctricas, híbridas e térmicas mas serão as eléctricas as primeiras a chegar. As unidades motrizes são as mesmas que já conhecemos do Peugeot e-3008.
Assim, o novo Grandland tem ao dispor as duas versões de tracção dianteira com 213cv e 231cv e bateria de 73kWh e 98kWh, respectivamente. Mais tarde, chega a versão de tracção integral com 326cv e a mesma bateria de 98kWh do Long Range.
Por dentro, encontramos um interior semelhante ao que já vimos no Frontera, com um ecrã de 16 polegadas ao centro, um mais pequeno no lugar do painel de instrumentos e head-up display.
Chega ainda este ano
O novo SUV eléctrico da Opel chega ao mercado ainda este ano. O Opel Grandland B estará disponível até final do ano e, à semelhança do que acontece no Astra Electric ou no Corsa Electric, os preços deverão ser próximos dos seus equivalentes Peugeot.
Assim, o Opel Grandland Standard Range deve custar cerca de 50 000 €. Nessa altura já é expectável que o Long Range esteja também disponível, enquanto que a versão AWD só chegará em 2025.