O Nissan está de volta e agora é 100% eléctrico. Um dos nomes mais conhecidos do construtor nipónico, o Micra regressa para a sexta geração e primeira totalmente eléctrica.
Nascido em 1982, o Nissan Micra passou por cinco gerações distintas até sair do catálogo em meados de 2023, uma das vítimas da crescente SUVização do mercado. Esta nova geração, há muito antecipada pelo concept 20-30, recupera o estilo da terceira geração (série K12) e reinterpreta-o para o futuro.
Plataforma conhecida
O novo Micra foi desenhado com o mercado Europeu em mente e, por isso mesmo, é uma criação do Centro de Design Europeu da Nissan, no Reino Unido. Debaixo da pele, está a bem conhecida plataforma AmpR Small, a mesma dos Renault 4 E-Tech e 5 E-Tech. Esta plataforma servirá também de base ao futuro Nissan Juke eléctrico e, no versão revista e encurtada, ao futuro Renault Twingo E-Tech.

Um olhar mais atento reconhecerá as semelhanças com o primo francês, o Renault 5. Detalhes como o remate das janelas traseiras, a inclinação do pilar C e do portão traseiro denunciam o parentesco. Contudo, a Nissan não se limitou a fazer um exercício preguiçoso de badge engineering (estamos a falar para ti, Mitsubishi Colt), ou seja, não pegaram simplesmente num R5 e puseram emblemas da Nissan.
Em vez disso, a equipa de design da Nissan criou a sua própria interpretação do pequeno citadino e deu-lhe uma identidade própria. A frente e a traseira fora completamente redesenhadas e tornaram o novo Micra eléctrico num carro perfeitamente distinto. Aliás, o trabalho tem bastante mérito, uma vez que pegaram num carro com formas marcadamente angulares para dar origem a um outro onde as formas circulares predominam.
Menos mudanças por dentro
No entanto, se, por fora, houve trabalho para manter a identidade de ambos os modelos, por dentro, não parece ter havido o mesmo esforço.
O interior de ambos os modelos é essencialmente o mesmo. Face ao R5, o Micra perde o porta-baguetes e ganha o contorno Monte Fuji gravado na consola central. Os bancos também são específicos do Micra mas as restantes alterações são de pormenor.
O ecrã multimédia é o mesmo de 10,1 polegadas (7 na versão de entrada) com o sistema de infotainment com software da Google integrado. Isto permite, entre coisas, ter Google Maps com planeamento de rotas com paragem para carregamento integrado.
Em termos de espaço, não há alterações em relação ao modelo francês. Ambos têm os mesmos 2,54 metros de distância entre eixos e um pouco mais de 320 litros de capacidade na mala.

Mais de 400 km de autonomia
No capítulo motriz, não há grandes surpresas. O Nissan Micra EV partilha não só a base mas também os grupos motrizes com o Renault 5 E-Tech. O novo Micra tem bomba de calor de série em todas as versões e, a movê-lo, conta com, na versão de entrada, um motor de 120 cv (90 kW) e 225 Nm. A alimentá-lo está uma bateria de 40 kWh que oferece até 308 km de autonomia. Já a versão de maior autonomia é também a mais potente. Equipada com bateria de 52 kWh, alimenta um motor de 150 cv (110 kW) e 245 Nm, permitindo alcançar até 410 km de autonomia.
Disponibiliza quatro modos de condução — Eco, Comfort, Sport e um modo personalizável — que permitem ajustar a resposta do acelerador e o peso da direção ao gosto do condutor. A travagem regenerativa pode ser regulada através das patilhas no volante, destacando-se também o sistema e-Pedal, ideal para a condução urbana.
No que toca ao carregamento, a bateria de 40 kWh suporta potências até 80 kW em corrente contínua, enquanto a de 52 kWh pode ser carregada até 100 kW. Em ambos os casos, é possível recuperar de 15 a 80% da carga em apenas 30 minutos.

Quando chega?
Não falta muito para o Nissan Micra eléctrico chegar ao mercado português. A sexta geração do pequeno modelo japonês chega a Portugal no último trimestre do ano. Os preços ainda não são conhecidos mas, se quiserem ter o novo Micra no sapatinho, deverá ser preciso desembolsar a partir de 27 500 €, como acontece com o equivalente Renault 5. Para referência, o R5 com bateria de 50 kWh e 150 cv começa nos 33 000 €.
O novo Micra junta-se ao Ariya na renovada gama de eléctricos da Nissan. Ainda este ano, chega também a nova geração do Leaf, enquanto que, no próximo ano, será a vez do Juke eléctrico. Mais tarde, provavelmente só para 2027, é a vez de um mini-citadino baseado no Twingo E-Tech para o segmento A.
