O Nissan Micra vai regressar ao mercado, agora como um citadino 100% eléctrico. Foi durante a apresentação global dos planos de electrificação da marca que a Nissan mostrou a primeira imagem da versão final do novo Micra eléctrico. Na mesma sessão, a Nissan mostrou também o novo Leaf que regressa na forma de crossover e um teaser do futuro Juke eléctrico.
Fiel ao concept 20-30
Em 2023, a Nissan já tinha mostrada o concept 20-30, um estudo feito para celebrar os 20 anos do estúdio de design da Nissa na Europa. O 20-30 inspirava-se nas formas mais arredondadas da terceira geração do Micra e a versão mantém-se fiel ao concept.

É precisamente no centro Nissan Design Europe, em Londres, que o novo Micra EV foi desenhado. A produção será na fábrica Ampere ElectriCity, em Douai, França., ao lado do primo francês, o Renault 5 E-Tech.
Japonês com sotaque francês
Tal como acontece com o Ariya e o futuro Leaf, também o Nissan Micra eléctrico irá partilhar a plataforma e cadeia cinemática com um modelo da Renault. No caso, o Renault 5 E-Tech com o qual partilhará a linha de produção.

Apesar da frente distinta e semelhante à do concept 20-30, na foto de família é bem visível uma lateral muito semelhante à do citadino francês. A semelhança é particularmente evidente no pilar C, o que sugere que os dois carros podem mesmo partilhar alguns painéis da carroçaria para reduzir custos.
Assim, apesar da Nissan não ter avançado com dados técnicos para o Micra, não é difícil adivinhar que iremos encontrar as mesmas opções que temos no R5: as mesmas baterias de 40 kWh e 55 kWh e motores com potências de 95 cv, 120 cv e 150 cv.
Quando chega?
Ainda este ano. Na segunda metade de 2025, chega o novo Nissan Micra EV. Será, juntamente com o Leaf, uma das grandes novidades eléctricas da Nissan na Europa. Em 2026, é a vez do Juke eléctrico. Até lá, a Nissan irá fazer a apresentação completa do Micra e do Leaf, mostrando o interior e o resto do carro que ainda não vimos.