A Nissan mostrou a terceira geração do Leaf. O primeiro veículo 100% da nova geração, deixa o formato hatchback para trás e passa a ser um crossover.
Foi em 2010 que a Nissan lançou o Leaf, o seu primeiro veículo 100% eléctrico e o primeiro da nova geração e grande volume. O Leaf original precedeu o Tesla Model S por dois anos e foi durante vários anos o eléctrico mais vendido do Mundo.
Em 2017, a Nissan lançou a segunda geração que permitiu ao Leaf manter o protagonismo por mais alguns anos. Contudo, a concorrência reforçou-se e, nos últimos anos, os novos lançamentos têm-se sucedido em força e o Leaf ficou por trás até sair quase despercebido do mercado.
Na terceira geração só regressa o nome
Agora, a Nissan mostra ao mundo a terceira geração do seu modelo eléctrico mais famoso. Do Leaf antigo só sobrou o nome. O hatchback ficou para trás e agora é um crossover com ares de mini-Ariya. Aliás, o novo Leaf partilha a plataforma AmpR Medium com o seu irmão maior e com o primo Scénic E-Tech.
Durante a apresentação ficamos a conhecer poucos detalhes técnicos. No entanto, é expectável que o novo Leaf partilhe as baterias com o Ariya. Assim, provavelmente vamos encontrar os packs de 60 kWh e 87 kWh presente no maior dos Nissans eléctricos. A autonomia esperada pode ir até aos 600 km mas faltam números oficiais.

Quando chega?
O novo Nissan Leaf chega ao mercado europeu ainda este ano, provavelmente no segundo semestre do ano.
Também este ano, chega a nova geração do Micra. A Nissan mostrou também uma imagem do citadino que partilhará a base e motorizações com o Renault 5 E-Tech. Por último, a imagem de família que a Nissan mostrou, deixa também antever um pequeno crossover, que será o novo Juke eléctrico. O Juke estará posicionado relativamente ao Micra tal como o Renault 4 E-Tech está posicionado para o R5, ou seja, será um SUV citadino. No entanto, o Juke apenas chega em 2026.