Novos modelos começam a chegar já em 2024
Não foi a Apple, não foi a Google nem a Samsung. Desta vez, quem nos presenteou com uma keynote foi a Kia! Aderindo à moda das gigantes tecnológicas, a Kia deu-nos as novidades para os próximos tempos. Os EV2, EV3, EV4 e EV5 são as novidades que ficamos a conhecer no Kia EV Day e que se irão juntar aos já existentes EV6 e EV9.
Sobre o EV5, não nos vamos alongar muito, uma vez que já falamos em detalhe sobre o irmão mais novo do EV9. O SUV compacto começará brevemente a sua carreira comercial na China e não deverá demorar muito a chegar à Europa e Estados Unidos, ou não fosse este o formato mais vendido actualmente.
EV2 para a base da gama
Se o EV5 já era conhecido com algum detalhe, o EV2 foi aquele sobre o qual menos ficamos a saber. O mais compacto dos Kia eléctricos será (surpresa!) um pequeno crossover que aponta aos Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e, por exemplo. Contudo, a Kia promete um preço de entrada abaixo dos 30 000€, o que o aponta, também, ao campeonato dos eléctricos mais económicos como os prometidos Volkwagen ID.2, Renault 5 e Citroën ë-C3.
Por enquanto, este é o modelo mais acessível da gama Kia anunciado mas a marca coreana deixa espaço na sua nomenclatura para um eventual EV1 (talvez um futuro Kia Picanto eléctrico).
Kia EV3: o futuro Soul
Actualmente o Kia Soul é o único modelo 100% eléctrico do fabricante que ainda partilha uma plataforma com um modelo a combustão. Isso deverá mudar com a chegada do EV5, um pequeno SUV que deverá tomar o lugar do Soul.
Previsto já para 2024, o EV3 utilizará mais uma declinação da plataforma E-GMP. Estão previstas versões de duas e quatro rodas motrizes com pontências entre os 218 cv e 306 cv. Quanto a preços, são esperados a partir dos 33 000€.
EV4: os sedans ainda vivem
Quer dizer, mais ou menos. A Kia apresenta o EV4 como “redefinindo o sedan EV”. Vamos aceitar, sempre garante alguma variabilidade ao mar de SUVs e Crossovers que domina o mercado actualmente.
O formato sedan liftback não deixa grandes dúvidas, o EV4 aponta baterias ao Tesla Model 3. Ao contrário dos EV3 e EV5, o EV4 é apenas esperado para 2026. Talvez por isso, a Kia apenas nos tenha mostrado algumas imagens mas sem dar a conhecer grandes detalhes técnicos.
Sabe-se apenas que terá opções de tracção traseira ou tracção integral assim como diversas capacidades de baterias disponíveis.
A gama eléctrica da Kia começa a ficar bem composta. O mercado agradece.