Primeiras entregas em Março de 2024
A BMW continua a expandir a sua gama de eléctricos. Depois dos i4, i5, i7, iX, iX1 e iX3 (a gama começa a ficar bem composta) é agora a vez do X2 também ter uma versão 100% eléctrica. Nasce assim o iX2, numa geração completamente nova que chega ao mercado no próximo ano. Março de 2024 é a data apontada pela BMW para entrega das primeiras unidades.
Em relação à primeira geração do X2, o novo modelo cresce em todas as direcções: mais comprido (mais 194mm), mais largo (21mm) e mais alto (cresce 64mm) e a mala tem agora 525L. E sim, a grelha também está maior. Não é só a grelha que está diferente, o formato do carro também mudou. Até aqui, o X2 era o único modelo da gama X com um número par que fugia ao formato SUV-coupé mas agora adopta também um formato semelhante ao X4 e X6 em tamanho mais pequeno. Os senhores do marketing da BMW chamam-lhe um “Sport Activity Coupé”. Já vem sendo tradição ali para os lados da Baviera, já o primeiro X5 era um “Sports Activity Vehicle”.
A procura de uma aerodinâmica mais eficiente não deverá ser alheia a esta mudança de formato. Seja ou não, o iX2 tem um simpático Cx de 0,25, o que ajudará na eficiência aerodinâmica. Ainda assim, um valor superior ao Tesla Model Y, o qual tem um Cx de apenas 0,23.
Motorização eléctrica
Falando do que nos traz aqui, o iX2 virá, no início, com uma versão eléctrica. O iX2 xDrive30 tem 309cv de potência que permitem ir dos 0-100 km/h em 5,6s. A designação xDrive diz-nos que esta versão conta com dois motores, um em cada eixo. Quando à autonomia, a BMW diz-nos que, segundo a norma WLTP, o iX2 terá 417km de autonomia. Para atingir este valor, o novo modelo tem uma bateria de 64,8kWh.
Para carregar esta bateria, temos uma potência máxima de 11kW nos carregamentos domésticos com 22kW em opção. Nos postos de carregamento rápido o iX2 pode carregar até 130kW de potência. Tudo isto somado, carrega dos 10-80% em 29 minutos.
Chega em 2024
Março de 2024 é a data apontada pela BMW para a entrega das primeiras unidades do iX2. Os preços no Reino Unido deverão começar nos 56 540£, ou seja, qualquer coisa como 65 000€, por isso não é de esperar que seja mais barato por cá… Por esse preço, vem com jantes de 19″, tecto panorâmico, os tablets da praxe e o novo sistema iDrive. Mas, quem preferir, tem na mesma o Android Auto e o Apple Car Play disponíveis.
Ah, e o contorno da grelha dá luz. A BMW que é o primeiro carro da sua gama de compactos com a possibilidade de ter a grelha iluminada (yey?). Se estiverem pelo Japão, podem vê-lo ao vivo no final do mês no Salão da Mobilidade Japonês (o antigo Salão de Tóquio) onde será exibido lado a lado com o Concept Neue Klasse.