Futuro do GTI é eléctrico
Em Março, a Volkswagen deu a conhecer ao Mundo o ID2.All, o concept que antecipa o futuro modelo central na gama da Volkswagen. Promete vir com dimensões de Polo, espaço de Golf e preço até 25 000€.
Estando perante o mais que provável sucessor do Golf (ou ID.Golf ou o que a Volkswagen se decida a chamar-lhe no futuro), ficava no ar a dúvida sobre futuras versões desportivas. As versões mais potentes da gama ID, até agora, têm ficado a cargo da versão GTX mas um Golf pede GTI.
As dúvidas ficaram desfeitas, durante o Salão de Munique, com a apresentação do ID.GTI Concept. O nome e as imagens não deixam espaço para grandes dúvidas, estamos a ver um protótipo da versão GTI do ID2.All ou, se preferirem, do futuro Golf.
O GTI viverá
À bolei do ID.GTI, a Volkswagen deu a conhecer os seus planos para a versão mais desportiva do Golf. Sabe-se que continuarão a existir as versões GTI e R, tal como agora, com o GTI a ter tracção dianteira e o R a ter tracção integral e mais potência.
Não se sabe ainda qual será a potência disponível ou as baterias a utilizar, provavelmente só mais para a altura da comercialização serão conhecidos números finais.
Interior inspirado no passado
Se, por fora, não faltam detalhes a evocar o espírito do GTI original, como a lista vermelha à volta da “grelha” ou o pequeno spoiler na traseira, por dentro, também temos detalhes de família. O padrão de tecido dos bancos xadrez está de volta e é possível escolher o painel de instrumentos do Golf original nas configurações. A bola de golf no punho da caixa também não ficou de fora. Claro que aqui não temos manípulo da caixa de velocidades mas, no seu lugar, está um selector do infotainment. O contorno desda “roda” leva o padrão da bola de golf.
Agora é preciso esperar
O problema agora é tê-lo na estrada. Tal como o seu modelo base, o ID.2/ID.Golf, a versão GTI não estará na rua antes de 2025. Não seria até de estranhar que chegasse algum tempo depois das versões mais acessíveis. Por isso, quem quiser um GTI eléctrico, terá de esperar ainda algum tempo.