Variante mais potente não ficou de fora dos planos da marca
Em Setembro do ano passado, a Tesla mostrou o renovado Model 3, num facelift conhecido por Project Highland. No entanto, apesar de as versões Single Motor e Long Range terem chegado logo a seguir ao mercado, houve uma notável ausência. Falamos claro, da versão mais potente, o Performance. Sabemos agora que o Tesla Model 3 Performance regressa em 2024.
Mais radical que a primeira geração
Quando a Tesla lançou a primeira geração do Model 3, a variante Performance foi precisamente a primeira a ser lançada. O Performance garantia melhores margens e permitiu assegurar boa rentabilidade no lançamento do Model 3. A Tesla diz que “deixou algumas coisas na mesa” nesta versão, também por estarem a atrevessar “um inferno enquanto tentavam escalar a produção” para conseguir lançar as versões mais civis do Model 3. Assim, a fazer fé nas palavras da Tesla, o primeiro Model 3 Performance foi mais conservador do que poderia ser.
Garantido, parecem estar travões de maiores dimensões. Pneus mais adequados a versões de altas prestações também devem fazer parte do pacote assim como alterações na carroçaria para a tornar mais agressiva e desportiva. Algumas fontes referem que o Performance poderá mesmo dar lugar a uma versão Plaid, com três motores, mas, para já, não passam de rumores.
Certo é que um dos alvos da Tesla é o tempo para fazer os clássicos 0 aos 100 km/h. O alvo a abater são os 3,3s da versão anterior mas as melhorias não se deverão limitar a fazê-lo lutar pelo título de “Rei dos Semáforos”. A afinação do chassis também é um ponto importante para o renovado Performance.
Quando chega afinal?
Não há ainda uma data oficial mas estará para breve. Com o Highland na estrada desde Outubro do ano passado, todos os rumores apontam para um lançamento ainda nos primeiros meses do ano de 2024. Assim, é de esperar que o novo Tesla Model 3 Performance chegue no primeiro trimestre do ano. Para já, os dados que se conhecem são muito poucos mas é bom saber que esta variante mais rápida não foi abandonada pela Tesla.