Novo geração do Porsche Macan é 100% eléctrica
25.01.2024. É assim que os visitantes do site da Porsche são recebidos por estes dias. A data em destaque e o botão “Electrify Now” a acompanhar um teaser de um farolim não deixam dúvidas, a Porsche mostra o Macan EV dia 25 de Janeiro.
A nova geração do mais pequeno dos SUV da Porsche é totalmente eléctrica. O Macan estreia a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto com a Audi. Do lado da Audi, serão os primos Q6 e-tron e as berlinas A6 e-tron sedan e Avant os primeiros contemplados. Contudo, é expectável que esta plataforma venha também a servir as próximas gerações do Cayenne EV e Q8 e-tron.
Apesar do anúncio no dia 25, o Macan EV está longe de ser um segredo. Ao longo dos últimos meses, a Porsche foi revelando vários veículos em testes com muito pouca camuflagem. Quanto ao interior, aqui há ainda menos espaço para surpresas, uma vez que a Porsche já revelou imagens da versão final.
Mais desportivo do que nunca
O Porsche Macan sempre se destacou entre os SUV pelo seu carácter desportivo. Afinal, mesmo mais alto, continua a ser um Porsche… Na nova geração, a casa de Zuffenhausen não quer retroceder neste aspecto, apesar da passagem para energia eléctrica. A Porsche trabalhou afincadamente na afinação do novo chassis e as reviews de quem teve oportunidade de testar o carro em pré-produção confirmam que o Macan está tão eficaz como sempre.
Para garantir o desempenho que se espera, a unidade motriz tem de estar à altura. Assim, a Porsche recorre a dois motores eléctricos para obter uns generosos 603cv (450kW), bem mais do que qualquer versão actual a gasolina. Por exemplo, o Macan Turbo com kit performance tem “apenas” 440cv.
Não menos impressionante é o valor do binário. São 1000N.m que, como em qualquer motor eléctrico, estão inteiramente disponíveis desde o arranque. Para além alimentar tudo isto, o Macan EV vem com um pack de baterias de 100kW que garante mais de 500km de autonomia.
Tal como o seu irmão Taycan, a bateria tem uma arquitectura de 800V que garante carregamentos super-rápidos. Carregamentos esses que podem ir até 270kW de potência máxima, o que permite carregar a bateria do Macan dos 10% aos 80% em apenas 22 minutos.
Todos estes detalhes e o aspecto final do Macan veremos então já no próximo dia 25 de Janeiro, ou seja, em pouco mais de uma semana.