Novo SUV será 100% eléctrico
A Opel anunciou que o nome do seu próximo SUV eléctrico e é um nome bem conhecido, nada menos do que Frontera. O Opel Frontera regressa para tomar o lugar do Crossland. Segundo Florian Huettl, CEO da Opel: “O nome ‘Frontera’ é ideal para o nosso novo e excitante modelo SUV. Terá um carácter confiante e estará posicionado bem no centro do mercado“.
Ainda segundo o mesmo comunicado, a versão eléctrica estará disponível desde o lançamento e chega já em 2024. O novo Frontera estreia também a nova imagem de marca, com o novo logo Blitz revelado há meses. A versão final, ainda segundo a Opel, será conhecida dentro de algumas semanas.
Novo Grandland também este ano
O novo Frontera não foi a única novidade neste comunicado. Também o novo Grandland foi referido, com a Opel a referir que o irmão maior da sua gama SUV chega ainda este ano e também em versão eléctrica. Deste modo, todos os segmentos onde a marca está presente ficam com modelos eléctricos disponíveis.
A Opel não revelou detalhes técnicos dos novos modelos. Apenas referiu os habituais “terá um elevado nível de espaço e versatilidade, apelando assim aos clientes com um estilo de vida ativo e às famílias”.
Contudo, acreditamos que a base deste novo Crossland Frontera será a plataforma STLA Medium, a mesma do novo Peugeot e-3008. Deste modo, ficaria mais arrumada a gama de SUVs da Opel, com o Mokka a ficar posicionado a par do Peugeot 2008, o Frontera ficaria então a par do 3008 e o Grandland pode crescer e ficar como a variante da Opel do Peugeot 5008. Contudo, para já é só especulação.
Certo é que o carro já anda em testes, ainda com uma carroçaria camuflada do actual Crossland.
Mesmo nome, diferente veículo
Para além da diferença óbvia da unidade motriz, agora eléctrica, o novo Opel Frontera será um animal totalmente diferente do original que lhe empresta o nome. O Frontera esteve disponível em duas gerações, entre 1991 e 2004. O modelo que lhe serviu de base foi o Isuzu Rodeo, um todo-o-terreno do construtor japonês, então, tal como a Opel, também ligado à GM.
O Rodeo foi vendido um pouco por todo o Mundo com diversos emblemas e nomes, desde Holden Frontera Austrália a Opel Frontera na Europa mas também como Honda Passport na Austrália. O regressado Frontera é agora um veículo mais familiar e sem ambições de todo-o-terreno. Em breve, vamos conhecê-lo melhor.