Lançamento previsto para 2026
A Mercedes vai lançar um novo todo-o-terreno eléctrico inspirado no Classe G mas mais pequeno. A notícia de um “Mini G” ou “Baby G” já tem alguns meses mas, agora, a Mercedes confirma que o “Mini Classe G” será apenas eléctrico.
Recentemente, na CES em Las Vegas, o director técnico da Mercedes, Markus Schäfer, confirmou os planos para a unidade motriz eléctrica, rejeitando sugestões de que o modelo também poderia ser oferecido com motores de combustão interna hibridizados.
O Baby G foi confirmado por Ola Källenius no Salão de Munique onde se referiu a ele como “Little G, um filho do tradicional Classe G”. Este novo Mini Classe G apenas está previsto chegar em 2026.
Plataforma própria
A Mercedes apresentou recentemente a MMA (Mercedes Modular Architecture), uma nova plataforma que será usada pelos seus modelos de entrada de gama. Entre eles, está o novo CLA EV que vamos conhecer ainda este ano.
Contudo, o Baby G vai utilizar uma plataforma própria. Segundo Schäfer, o modelo vai utilizar modelos de plataformas maiores, de modo a garantir que as capacidades off-road estão ao nível do que se espera num Mercedes G.
G como sub marca
A criação deste novo Baby G fica a cargo da nova subdivisão da Mercedes, a G Divsion. Tal como fez com a AMG e a Maybach, a Mercedes pretende fazer da G uma divisão autónoma e especializada.
Para além da tradicional Classe G a combustão, o novo EQG 100% eléctrico (na imagem de destaque deste texto) junta-se à família ainda este ano. O EQG já é praticamente conhecido na totalidade mas mostrou-se uma vez mais na CES, no início do mês, com camuflagem, onde não deixou de exibir as suas habilidades de… dançarino.
Em 2026 chega então o terceiro membro da família G. Este Baby G eléctrico ainda não tem nome conhecido mas até lá a Mercedes tem tempo para escolher.