Não é EQA nem sequer EQCLA, o novo sedan eléctrico da Mercedes chama-se simplesmente CLA. Tal como já tinha acontecido com o Class G eléctrico, com o novo CLA abandona definitivamente as nomenclaturas “EQ” e passa simplesmente a incluir as motorizações eléctricas na gama de motorizações disponíveis no modelo. Oficialmente, a Mercedes refera-se ao CLA como “CLA com tecnologia EQ” mas na designação dos modelos de estrada, essa referência não aparece. Assim, as duas versões agora apresentadas designam-se simplesmente por CLA 250+ e CLA 350 4MATIC.
Este não é, aliás, o primeiro modelo eléctrico da Mercedes onde isto acontece. Também o novo Classe G com tecnologia EQ, que inicialmente se dizia que poderia chamar-se EQG chegou ao mercado simplesmente como G 580.

O que traz o novo CLA?
Muita coisa mesmo. Tudo é novo no mais pequeno sedan da Mercedes, título que herda após a confirmação de que o construtor de Estugarda vai descontinuar o Classe A, incluindo o sedan.
Por fora, é óbvio que se trata de um modelo totalmente novo. As formas do novo CLA tinham sido antecipados por um concept no Salão de Munique de 2023 e foram agora confirmadas na versão final, com os normais ajustes nas ópticas e noutros elementos para o tornar menos… concept. O CLA 2025 mantém, contudo, a silhueta em gota, claramente pensada para maximizar a eficiência aerodinâmica, tal como entramos no EQE e no EQS sedan.
Mas se, por fora, tudo mudou, por dentro e por baixo da pele as novidades são também muitas. O novo CLA é um modelo de extrema importância para os próximos anos da Mercedes e isso fica bem patente na quantidade de estreias que este modelo trás.

Novo arquitectura MMA
Não, a Mercedes não se converteu às Mixed Martial Arts. A arte que a nova Mercedes Modular Architecture esconde é outra. É uma nova plataforma desenvolvida de raiz para os modelos mais pequenos do construtor germânico. “Pequenos” aqui é mesmo relativo, porque o novo CLA cresceu significativamente e, com 4,72 metros, é agora maior do que todos os Classe C, à excepção da actual geração W206. Este comprimento coloca-o até muito próximo do actual Classe C: o CLA 2025 é apenas 2,8 cm mais curto do que o seu irmão maior.
Voltando à plataforma, esta deverá servir de base não só apenas para o CLA mas também para a carrinha CLA Shooting Break e as próximas gerações dos GLA e GLB – os EQA e EQB deverão, tal como o CLA, deixar cair o EQ e adoptar a mesma designação das variantes a combustão. Quanto ao Classe A, foi descontinuado e, tudo indica, não terá sucessor.

A plataforma MMA foi desenvolvida para servir de base a modelos eléctricos mas também a modelos a combustão – como de resto, já acontece com o CLA. No entanto, isso não a impediu de ser a primeira plataforma a utilizar uma arquitectura de 800V na Mercedes. Isto permite ao novo CLA suportar potência de carregamento ultra-rápido até 320 kW. Quer isto dizer que em apenas 10 minutos é possível carregar energia suficiente para o CLA percorrer 300 km.
Nova sistema operativo MB.OS
O novo CLA é um software defined vehicle, ou seja, este assume um papel central no carro. Assim, o novo sedan compacto da Mercedes estreia um novo sistema operativo, o MB.OS. Este combina-se com a quarta geração do infotainment da Mercedes, o MBUX. O sistema estará ligado à cloud da Mercedes e permite updates over-the-air durante anos.

Ainda no interior, o novo sistema operativo da Mercedes traz integração com Google Maps e sistemas de inteligência artificial da Google (Gemini) e Microsoft (ChatGPT4o). Não falta um novo assistente virtual (também AI…) e integração com aplicações de terceiros.
Por fim, para integrar todos os sistemas de ajuda à condução, temos ainda o MB.DRIVE.
Duas opções de motorização e carregamentos super rápidos
Por enquanto, o CLA estará disponível em duas variantes de motorização: O CLA 250+ de motor traseiro e o CLA 350 4MATIC com dois motores e tração integral. Ambos terão o mesmo pack de baterias com 90 kWh, 85 kWh dos quais úteis.
Na versão de tração traseira, encotramos 272 cv de potência e 335 Nm de binário, valores que sobem para os 354 cv e 515 Nm no 350 4MATIC. O CLA estreia a primeira plataforma de 800V da Mercedes, o que significa que permite carregamentos super rápidos. Ambas as versões suportam carregamentos até 320 kW em corrente contínua, assim se consiga encontrar um carregador tão potente. Para carregar em casa, os carregamentos podem ser até 11 kW.
A autonomia é notável. A eficiência aerodinâmica do CLA, combinada com a generosa bateria permite a ambas as versões ficar próximss dos 800 km de autonomia no ciclo WLTP. No caso do CLA 250+, o valor oficial é 792 km com a bateria “atestada”, valor que desce para 773 km na variante mais potente.
Quando chega?
No fim do Verão. A chegada do novo Mercedes CLA eléctrico a Portugal está marcada para Setembro. Contudo, ainda não são conhecidos os preços do novo sedan da Mercedes.
