Concept car antecipa o futuro CLA eléctrico
O Mercedes CLA EV Concept foi um dos show-cars mais interessantes do Salão de Munique. Apesar de estar disfarçado de concept, o futuro CLA não estará muito distante daquilo que será a próxima geração do Mercedes CLA, a chegar ao mercado já no próximo ano.
Olhando para o protótipo, saltam à vista todo o tipo de exageros tradicionais dos concept. Estrelas iluminadas por todo o lado, no tecto, na grelha, nos faróis… Contudo, se deixarmos os adereços de lado, não é difícil olhar para as formas gerais do CLA EV e ver semelhanças com outros modelos da gama EQ da Mercedes, nomeadamente o EQE e EQS. Os faróis, aqui aparecem delimitados por linhas led mas não é difícil imaginar um preencher mais clássico e ver um resultado parecido à restante gama EQ.
Números que impressionam
O CLA EV estreia uma nova plataforma modular dedicada a carros eléctricos da Mercedes, a MMA. Anunciam uma arquitectura de 800V e carregamentos rápidos até 250kW. A eficiência foi um dos focos do desenvolvimento e prometem consumos na ordem dos 12,0 kWh/100 e autonomia até aos 750km.
Para fazer andar tudo isto, as versões serão de dois motores (tracção integral) ou de apenas (tracção traseira). A Mercedes anuncia ainda uma nova motorização de 238cv. Curiosamente, surge associada a uma caixa de duas velocidades. Actualmente, praticamente todos os EV à venda no mercado têm um redutor de uma relação, com as notáveis excepções a serem os manos Porsche Taycan e Audi E-tron GT, bem como as versões AMG da Mercedes. Uma solução que procura, uma vez mais, melhorar a eficiência e o consumo.
No interior, o CLA estreia o novo sistema operativo da Mercedes (MB.OS) que promete utilizar IA com capacidade de aprendizagem. A aposta na condução autónoma também é forte e, para isso, a Mercedes utiliza sensores LiDAR para melhores resultados.
Vai chegar ao mercado?
Como dissemos no início, está previsto que sim. O novo CLA é esperado no mercado no próximo ano e não deverá andar longe do que já vimos.
Ainda não conhecemos preços. Contudo, o alvo da Mercedes é o Tesla Model 3, o que já nos permite ter uma ideia da gama de valores.