A Ford continua a expandir a sua gama de veículos eléctricos. Depois do Mustang Mach-e, do Explorer e do Capri, a marca da Oval Azul chega agora a um dos mais competitivos segmentos na Europa: o segmento B-SUV. É justamente aí que compete o Puma, o seu modelo mais vendido na Europa nos últimos anos.
Com o fim do Fiesta e o fim anunciado do Focus em 2025, cabe ao pequeno crossover com nome de felino o papel de arcar com o maior volume de vendas da Ford no Velho Continente. Assim, é com naturalidade que este é o próximo modelo do fabricante americano a converter-se aos electrões. Baptizada Gen-e, a nova versão 100% eléctrica do Ford Puma chega na Primavera do próximo ano e já pode ser encomendada.
Igual mas diferente
Visto de fora, o Puma Gen-e confunde-se facilmente com o seu irmão a combustão. As diferenças são de pormenor, a mais visível das quais a nova grelha fechada (ao estilo do Mustang Mach-e) no lugar onde está a tradicional grelha de plástico na versão a gasolina, o spoiler traseiro é maior e tem novas faróis LED-Matrix. Dependendo da cor, o lettering PUMA na traseira pode vir a branco.
Abrindo o capot, mais diferenças: no lugar do motor, há uma pequena frunk com 43 litros de capacidade. Óptima para ir ao frango e não ficar com o interior a cheirar a churrasco a semana toda. O espaço não é habitualmente o maior trunfo dos pequenos SUVs mas o Puma Gen-e tem ainda mais truques. Na traseira, a mala chega a uns bem simpáticos 574 Litros sem rebater o banco. Espaço esse que é conseguido com uma mala bem funda.
No interior, há agora dois ecrãs, um deles com 12″ para o infoentertenimento e outro para o painel de instrumentos com 12,8″. Infoentertenimento que conta com o SYNC 4, a última geração do sistema da Ford, bem como ligação para Android Auto e CarPlay.
Potência e autonomia
Por enquanto, o Puma Gen-e está disponível apenas com um única opção de motorização. O motor colocado no eixo dianteiro disponibiliza 168 cv e 290 Nm de binário. Números que permitem ao felino eléctrico fazer 8,0 segundos dos 0 aos 100 km/h e que, combinados com a bateria de 43 kWh úteis movem o Puma durante 376 km, no cilco combinado WLTP. A velocidade máxima está limitada a 160 km/h.
O valor da autonomia desce para 346 km na versão Premium, é o preço a pagar pelas jantes de 21″ no lugar das de 19″ da versão base.
Quando chega e quanto custa?
Como dissemos no início do texto, o Ford Puma Gen-e chega na Primavera de 2025. Contudo, já está disponível para encomenda.
Para isso, é preciso pagar pelo menos 35 843 € pela versão base e 38 180 € pela versão Premium, mais equipada.