Algumas semanas depois de ter mostrado um pequeno teaser, a Hyundai apresentou oficialmente o IONIQ 9, a mais recente e maior adição à sua gama de veículos 100% elétricos. Este SUV com três filas de assentos destaca-se pelas dimensões generosas, tecnologia avançada e um design arrojado.
Visual futurista
Construído sobre a mesma base técnica do Kia EV9, o IONIQ 9 posiciona-se como concorrente de modelos como o Volvo EX90, Mercedes EQS SUV e, claro, o prórpio EV9. Apesar de partilhar a mesma base com o “primo” da Kia, o design do novo Hyundai é claramente distinto, com linhas arrojadas e futuristas. É baseado no concept SEVEN (apesar de ter passado a 9 na versão de produção) e seu estilo enquadra-se perfeitamente dentro da gama IONIQ.
Num veículo eléctrico e, em particular, num desta dimensão, a estética não pode ficar indossociada da eficiência. Assim, para garantir melhor desempenho aerodinâmico, elementos como puxadores embutidos, flaps aerodinâmicos ativos, jantes otimizadas e ausência de antenas garantem um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,259 quando equipado com retrovisores digitais.
Quanto à iluminação, os faróis Parametric Pixels, já conhecidos do IONIQ 5, estão presentes tanto na frente quanto na traseira, enquanto uma paleta de 16 novas cores foi desenvolvida para este modelo.
Espaço e conforto em destaque
Com respeitáveis 5,06 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e uma distância entre eixos de 3,13 metros, o IONIQ 9 oferece um interior espaçoso e versátil. O piso plano, característico de modelos elétricos, maximiza o aproveitamento do habitáculo, que pode transportar até sete passageiros distribuídos em três filas.
As duas primeiras filas contam com assentos reclináveis com apoio para as pernas, óptimos para uma sesta rápida enquanto carrega da bateria. Já a segunda fila pode girar 180º, transformando o interior numa espécie de sala móvel. A consola central deslizante a que a Hyundai chama Universal Island 2.0 também aumenta a funcionalidade, oferecendo mais opções de armazenamento e mobilidade.
Em termos de espaço de carga, a bagageira oferece 620 litros com 7 lugares, expandindo para 1323 litros ao rebater a terceira fila. Há ainda um compartimento adicional sob o capô (frunk) com até 88 litros (52 litros nas versões AWD).
Potência e autonomia
O Hyundai IONIQ 9 utiliza a conhecida plataforma E-GMP e conta com uma generosa bateria de 110,3 kWh, proporcionando até 620 km de autonomia na versão Long Range de tração traseira. Não faltam também as versões de quatro rodas motrizes. Um motor adicional no eixo dianteiro permite ao Long Range AWD ter até 313 cv de potência, valor que sobe para 435 cv no Performance, para famílias mais apressadas. As duas versões Long Range trazem de série jante de 19″, medida que passa a 21″ no Performance.
Estarão disponíveis três configurações de motorização:
- Long Range RWD: motor traseiro com 160 kW (218 cv).
- Long Range AWD: tração integral com dois motores, totalizando 230 kW (313 cv).
- Performance AWD: dois motores de 160 kW cada, somando 320 kW (435 cv), com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.
Para alimentar tudo isto, não é preciso esperar muito. Graças ao sistema elétrico de 800V, o IONIQ 9 suporta carregamentos rápidos de até 350 kW, permitindo repor grande parte da autonomia em poucos minutos.
Chegada ao mercado
A apresentação ao público do Hyundai IONIQ 9 está marcada para o LA Auto Show, ainda este mês. No entanto, a comercialização começará apenas na primeira metade de 2025, inicialmente na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. A chegada à Europa ainda não tem data nem preços definidos mas arriscamos dizer que é expectável que aconteça na segunda metade do ano.