Chegada só no Verão de 2024
A Ford vai adiar o lançamento do seu novo SUV 100% eléctrico, o Explorer EV.
Foi em Março que a Ford deu a conhecer ao mundo o Explorer EV, o novo SUV eléctrico da marca da oval azul para o mercado europeu. Ao contrário do que o nome poderia indicar, o novo Explorer não terá qualquer relação com o seu congénere americano do mesmo nome.
Pensado para a Europa, o Explorer EV nasce de uma parceria da Ford com a Volkswagen e irá partilhar a plataforma MEB com o ID.4 assim como as suas motorizações.
Posicionado abaixo do Mustang, o novo eléctrico da Ford deverá ter preços a começar abaixo dos 45000 €. Estará disponível com um ou dois motores e terá potências até 340cv, o maior valor até agora de um veículo baseado na MEB. Como opção de bateria, terá uma de 55 kWh e outra de 77 kWh, a mesma que será utilizada no ID.7, ambas de origem Volkswagen. Apesar da partilha da base mecânica com a Volkswagen, o Explorer EV terá carroçaria, interior e software completamente distintos dos primos alemães.
Inicialmente anunciado para o início de 2024, a Ford confirmou recentemente ao Insider EV alemão que o lançamento do Explorer EV foi adiado para o segundo semestre do ano devido à necessidade de efectuar alterações com vista à adopção de uma norma europeia revista relativa à segurança em veículos eléctricos, nomeadamente segurança contra incêndio.
O Explorer deveria ter entrado em produção na fábrica de Colónia este mês com as primeiras unidades a serem entregues no início do próximo mas, com este adiamento, o plano atrasa seis meses com as primeiras unidades a estarem previstas serem entregues no início do Verão de 2024.