Protótipo revelado em Munique
As novidades eléctricos do segmento D estiveram em grande no Salão de Munique. A Mercedes antecipou o futuro CLA EV, a BYD mostrou em solo Europeu o novo Seal e a BMW, a jogar em casa, também não faltou à chamada. O construtor bávaro mostrou ao mundo, no IAA 2023, o concept Vision Neue Klasse. Este é o terceiro de uma série iniciada com o i Vision Circular e ao qual se seguiu o i Vision Dee. O Vision Neue Klasse junta-se à colecção e é o mais próximo da versão de produção.
O início de uma nova era
O nome não engana quanto às motivações da BMW. Neue Klasse foi também o nome utilizado nos anos 1960 para a nova linha de sedans e coupés que viria a salvar a marca da falência. Faziam parte dessa série o 1500 e o 2000 CS, por exemplo.
Esta nova era começa com o sucessor do modelo mais importante da BMW, o série 3. A próxima geração é a primeira do modelo pensada para ser totalmente eléctrica e o Vision Neue Klasse levanta o véu do que podemos esperar das suas formas.
Na traseira, facilmente encontramos semelhanças com o novo Série 5/i5. A frente mostra uma nova abordagem para o duplo rim. Em vez do crescimento vertical que temos assistido nas últimas gerações, esta cresce para o lado, englobando as ópticas.
Já no interior, o caminho é o do minimalismo. No tablier, temos apenas um tablet em posição central. A informação é também projectada a todo o comprimento na parte inferior do pára-brisas.
Motores e autonomia
A BMW não divulgou números oficiais para o Vision Neue Klasse mas promete que será mais eficiente e com carregamentos mais rápidos. Para isso, terá células com mais 25% de densidade relativamente às actuais. Os motores mais eficientes e a aerodinâmica apurada, pensada para um veículo eléctrico, contribuem para ganhos de mais de 30%, segundo a BMW. Tendo o i4 como referência, isto poderá traduzir-se em mais de 600km de autonomia.
Quanto à velocidade de carregamento, a BMW prevê utilizar uma arquitectura de 800V, o que permitirá aumentar a potência máxima de carregamento de 200kW para 250kW ou mesmo 300kW.
Como se vai chamar?
Como qualquer recém-nascido, é preciso dar um nome à criança. É pouco provável que a BMW deixe cair um nome com tanto património acumulado como Série 3. Pelo esquema actual de nomenclatura, a versão eléctrica deveria chamar-se i3, um nome já utilizado anteriormente num citadino eléctrico. As últimas notícias indicam que a BMW poderá uniformizar o seu esquema de nomes e, os futuros Série 3 eléctricos, poderão vir a utilizar um esquema semelhante aos actuais BMW a combustão, com o prefixo i.
Assim, os próximos modelos seriam simplesmente chamados i320, i330 e por aí adiante. Não deveremos ter de esperar muito para saber, uma vez que a próxima geração do Série 3 – ou, se preferirem, a versão de produção do Vision Neue Klasse – deverá chegar ao mercado em 2025.