Novo Model Y tem o nome de código Project Juniper
Os rumores sobre a atualização do Model Y surgiram ainda na Primavera passada, enquanto a Tesla estava ainda a trabalhar no Model 3 Highland. Conhecido internamente como Projeto Juniper, o renovado Model Y adotará a maioria das alterações introduzidas no Model 3 renovado.
Embora a Tesla China tenha negado os rumores, fontes indicam que o renovado Model Y poderá iniciar a produção em massa já a meio de 2024, trazendo mudanças mais significativas do que a recente atualização de outubro, que incluiu um novo design de roda e iluminação ambiente.
A alteração mais visível será a nova frete mas isso significa também que, tal como no Model 3, vamos deixar de ter manípulos dos piscas. Um novo relatório da China indica que o trabalho está quase concluído, com a produção em massa planeada para começar no verão de 2024. A chegada ao mercado deverá acontecer pouco depois.
Aparentemente, a Tesla vai começar a produção em massa do Model Y Juniper na Giga Shanghai já no Verão de 2024. Atualmente, as linhas de produção estão a passar por melhorias e alterações em preparação para a actualização do modelo. De acordo com um relatório da Bloomberg, o primeiro lote dos Model Y atualizados será produzido na segunda fase da gigafábrica da Tesla em Xangai. A produção será suspensa por cerca de uma semana durante as férias de Ano Novo para uma atualização parcial.
Mudanças à Model 3
Como dissemos acima, as mudanças no renovado Model Y deverão seguir o que foi feito no Model 3, a começar pela nova frente e faróis traseiros. Estas alterações deverão contribuir para uma aerodinâmica ainda mais eficiente, resultando em maior autonomia. No caso do Model 3, os ganhos de autonomia foram na ordem dos 12%.
É também esperada uma melhoria no isolamento acústico e na qualidade geral interior. Novas jantes, pequenas alterações na geometria da suspensão e pequenos ajustes no interior fazem parte da lista de alterações.
Esta alteração é particularmente importante para a Tesla e para o mercado dos veículos eléctricos. De acordo com o relatório da Jato Dynamics, publicado pelo Motor1, no primeiro trimestre de 2023 o Tesla Model Y tornou-se o carro mais vendido do Mundo, a primeira vez que um eléctrico ocupou esse lugar.
Actualmente o Model Y está disponível em três versões: Single Motor, Long Range e Performance, com autonomias entre os 455km do Single Motor até aos 533 do Long Range. A gama de potências começa nos 299cv no Single Motor e vai até a uns respeitáveis 534cv no Performance. Se seguir o calendário do Model 3, devermos ver os Single Motor e Long Range a chegarem na primeira fase e, mais tarde, chegará o Performance.