Carrinha mais vendida em Portugal agora 100% eléctrica
Depois do hatchback, temos agora a Peugeot e-308 SW já disponível em Portugal. A e-308 SW é assim a terceira opção eléctrica no nosso mercado neste popular formato. Até agora, as únicas carrinhas 100% eléctricas eram a MG 5 e a Taycan Sport Turismo / Cross Turismo. Muito brevemente, a e-308 deverá ver a sua prima do grupo Stellantis, a Astra Sports Tourer Electric, juntar-se à oferta do grupo em Portugal.
Por enquanto, é a Peugeot que coloca a e-308 SW disponível para encomenda com as primeiras unidades a terem entrega prevista para Dezembro.
Duas versões para já
A e-308 SW começara por estar disponível em duas versões: Allure e GT. A primeira estará à venda desde 43125€ e a GT custa 45525€.
Tal como acontece no hatchback, a bateria é a mesma de 51 kWh úteis e permite uma autonomia de até 400km segundo a norma WLTP. Os números da performance da SW são semelhantes em tudo aos do seu irmão mais curto: 156cv e 260Nm de binário e vai dos 0-100 km/h em 9 segundos. Quanto a carregamentos, permite carregar até 11kW de potência em AC e, para carregamentos rápidos, permite carregar até 100kW em DC. Isto permite carregar dos 10% aos 80% em pouco menos de meia-hora em DC ou, para quem chegar a casa com a bateria vazia, carregar em 5h30.
Mala para levar a casa às costas
A capacidade de carga da mala sempre foi um dos principais trunfos das carrinhas. Contudo, os modelos que partilham a plataforma entre versões a combustão e eléctricos tendem a sofrer na capacidade de carga por não estarem optimizados para receber baterias. Felizmente, a Peugeot conseguiu contornar isso e a e-308 SW oferece uns respeitáveis 608L de capacidade, em linha com aquilo que o modelo nos habituou.
É, aliás, uma dos eléctricos à venda com maior capacidade de carga. Acima dos 600L de capacidade de mala apenas encontramos grandes SUVs, monovolumes e grandes berlinas como o Mercedes EQS ou o Model S da Tesla. Se pedirmos também uma autonomia máxima superior a 350km, estes monovolumes, na sua maioria derivados de veículos comerciais, ficam excluídos e ficamos mesmo reduzidos a uma mão cheia de SUVs e berlinas de luxo. Também por isso, esta e-308 SW é uma adição importante ao nosso mercado.