Portugal não está nos planos para breve
Há mais um fabricante chinês no mercado europeu. A Zeekr abriu o primeiro stand na Europa. A marca já não é completamente desconhecida, os seus lançamentos têm sido bastante falados e o grupo onde se insere tem uma presença forte por cá. Falamos do Grupo Geely, o gigante que detém marcas como a Volvo, Polestar e Lotus.
Criada em 2021, o objectivo desta marca é competir no segmento premium dos veículos eléctricos. Assim, tal como acontece com os Volvo e Polestar, a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) é a base da gama. Todos os modelos do construtor chinês baseiam-se em diferentes versões desta plataforma.
Plataforma versátil
Dentro da arquitectura SEA, encontramos depois várias versões que se adequam aos diferentes modelos. Assim, a SEA1 é vocacionada para grandes berlinas e SUVs com pelo menos 3000mm de distância entre-eixos. O sedan Zeekr 001 partilha esta versão da plataforma com o Polestar 4 e o Lotus Eletre. Contudo, também os monovolumes de luxo Zeekr 009 e a sua versão escandinava, o Volvo EM90 (que não deverá vender-se na Europa) utilizam esta versão da SEA.
Mais pequena, a PMA2+ destina-se a carros do segmento D com distância entre eixos de 2900mm. Para já, o Zeekr 007 é o único a fazer uso dela, não há ainda equivalente na Volvo nem na Polestar.
No entanto, para o mercado europeu, a variante mais importante talvez seja a SEA-E (ou SEA2), utilizada no já muito popular Volvo EX30 e no Smart #1 . Smart que, recorde-se, é actualmente detida a meias pela Mercedes e Geely numa joint-venture de 50/50. O Zeekr X é o modelo de ataque da nova marca nesta plataforma, a qual está pensada para veículos do segmento C com 2750mm de distância entre eixos.
Por fim, estão ainda previstas outras duas variantes desta arquitectura, a SEA-C (para veículos comerciais) e a EPA (ou SEA-S, para desportivos).
Primeiros mercados a receber a Zeekr
Feitas as apresentações, diga-se que este espaço físico na Suécia é apenas o primeiro passo na estratégia de expansão da Zeekr. Em seguida, até final do ano (não é que falte muito…) vão ser entregues as primeiras unidades aos clientes da Suécia e dos Países Baixos. Logo em seguida, no início de 2024 é a vez da Alemanha receber os primeiros carros da Zeekr.
Quanto a Portugal, a Zeekr não tem planos imediatos para entrar no nosso mercado. Contudo, a marca planeia estar presente na maioria dos mercados da Europa Ocidental até final de 2026, por isso, é muito provável que, até lá, a Zeekr chegue também a Portugal.