Já disponível no mercado português
O mercado das pick-ups na Europa não tem a mesma expressão que tem nos Estados Unidos, onde a Ford F-150 é o modelo mais vendido mas não deixa de ser um segmento com bastante popularidade na Europa. Por cá, são as pick-up compactas, até 1 tonelada de carga, que dominam. Já em terras do Tio Sam, apesar destas terem vindo a ganhar espaço, continuam a ser as gigantes de tonelada e meia a dominar o mercado. Não surpreende, por isso, que o trio de Detroit se tenha apressado a lançar versões 100% eléctricas das suas trucks.
A F-150 Lightning já está no mercado e a gigante Hummer EV também. Entretanto, chegarão também a Chevrolet Silverado EV, Dodge Ram Ramcharger e, claro, a há muito prometida Tesla Cybertruck.
Entretanto, por cá (e, “por cá”, leia-se, “pela Europa”) a primeira opção para quem precisa de uma pick-up eléctrica chega da China. É pela mão da Maxus e chama-se T90 EV.
Quem é a Maxus?
A Maxus é uma das marcas do grupo chinês SAIC Motor (dona, entre outras, da MG), sedeado em Xangai mas, curiosamente, tem as suas origens… na British Leyland. Após uma das inúmeras reformulações da British Leyland, a divisão de comerciais e camiões da Leyland fundiu-se com a DAF, fabricante holandesa também de comerciais e camiões. Em 1993, a Leyland DAF faliu e acabou separada em três unidades: DAF Trucks, Leyland Trucks e LDV Group, a divisão de furgões do grupo. As duas primeiras acabaram adquiridas pela Paccar e a LDV manteve-se independente até à crise de 2008. Por essa altura, a LDV faliu novamente e por volta de 2011 a SAIC adquire a propriedade intelectual do grupo. À nova empresa, a SAIC decidiu dar o nome de um modelo da LDV, o LDV Maxus. Nascia assim a Maxus.
Desde então, a marca especializou-se no fabrico de veículos comerciais ligeiros mas não só. Entretanto, já lançou SUVs, monovolumes e pick-ups. Na Europa, entrou com uma gama de veículos comerciais ligeiros eléctricos e, mais recentemente, lançou também o monovolume eléctrico Mifa 9, o qual não está disponível em Portugal. A T90 é assim não só a primeira pick-up 100% eléctrica à venda em Portugal mas também o primeiro veículo de passageiros da Maxus em Portugal.
A T90 EV propriamente dita
Falando agora do que nos trouxe aqui, a T90 EV, está disponível para encomenda por 65000€ + IVA e tem capacidade de carga até 1 tonelada. A autonomia é de 330km abastecidos na bateria de 84kWh úteis, Tem 177cv para um peso líquido de 2375kg. Não é que esteja propriamente pensada para isso, mas, juntamente com os 120km/h de velocidade máxima, são números que não encorajam grandes corridas.
Para carregar a T90 EV podemos utilizar carregadores até 11kW em carregamento AC mas para carregamentos rápidos apenas permite uma potência máxima de 80kW. Com a potência máxima de carga, deverão ser precisos cerca de 50 minutos para carregar a bateria dos 10% aos 80% de carga.
Infelizmente a T90 está apenas disponível com um motor e tracção traseira, o que deverá limitar as ambições fora de estrada da pick-up.