Novo Lancia foi visto a circular sem camuflagem
O novo Lancia Ypsilon é o modelo que fará renascer a marca italiana e é, por isso, muito aguardado. Ausente de todos os mercado há alguns anos, excepto Itália, o Ypsilon será o primeiro de uma ofensiva de novos modelos da marca. A Lancia tem mostrado alguns teasers do Ypsilon mas agora mostrou-se na versão final em filmagens promocionais em Milão.
Apesar de a apresentação oficial ser apenas dentro de algumas semanas, este “passeio” do Ypsilon permitiu-nos ficar a conhecer mais cedo a forma final do novo Ypsilon.
Primeiro de três modelos
Apesar de extinta fora de Itália, a estratégia da Stellantis passa por não deixar nenhuma marca para trás nesta nova fase de electrificação. Todas terão a sua oportunidade e a Lancia não é excepção. Assim, está prevista uma gama de três modelos com um novo Ypsilon já este ano, o Gamma, baseado no futuro Insignia, em 2026 e, finalmente, em 2028 o novo Delta.
Todos estes modelos serão eléctricos. O Ypsilon, contudo, terá ainda uma versão a gasolina, provavelmente a última da marca. Partilha a plataforma e a mecânica com o Peugeot 208 e o Opel Corsa e, por isso, apesar de ter versão a gasolina, a versão a bateria obviamente não falta.
Regresso é eléctrico
A primeira versão do novo Ypsilon a vir para a rua é precisamente a versão eléctrica. Para isso, a Lancia vai lançar uma versão limitada a 1906 unidades, a Edizione Limitata Cassina, a qual já é antecipada no site da Lancia Portugal.
Ainda não é conhecido conjunto que acompanha o novo Ypsilon no Renascimento Lancia, mas não esperamos grandes surpresas aqui. Tudo indica que a escolha será a mesma dos seus irmão de plataforma, os renovados Opel Corsa Electric e Peugeot e-208. A confirmar-se, o Ypsilon terá um motor de 156cv (115kW) e um pack de baterias de 48.1kWh úteis. Com este conjunto, a autonomia deverá ser um pouco mais de 400km e a bateria pode ser carregada em pouco menos de meia hora dos 10% aos 80% num carregador de 101kW.
Apresentação em Fevereiro
Todos estes dados serão confirmados brevemente. A apresentação oficial é já em Fevereiro e aí ficam todas as dúvidas esclarecidas. Contudo, as formas finais já não deixam dúvidas nenhumas. Durante o passeio em Milão, muitos transeuntes fotografaram o carro e partilharam nas redes sociais.
As imagens confirmam a utilização de várias elementos do concept Pu+Ra HPE mas adaptados para um citadino. Muito brevemente, vamos então poder ver o novo carro em detalhe.
Portugal é um dos países que fazem parte do regresso da Lancia. Os italianos abandonaram o mercado português em 2017 mas, agora, sete anos depois, Portugal é um dos países incluídos na primeira fase do Renascimento da Lancia. Em Fevereiro, vamos conhecer todos os detalhes.