A Volvo mostrou ao Mundo um bocadinho do que virá a ser o futuro EX60. Mas, quando dizemos “um bocadinho”, foi mesmo só um bocadinho. O fabricante sueco revelou um pequeno teaser que mostra um farolim do novo EX60 e deu a conhecer mais alguns detalhes.
O que é que já se sabe?
Muito pouco mas alguns detalhes interessantes. O mais importante, sem dúvida, é a data de lançamento. A Volvo anunciou a apresentação do seu novo SUV eléctrico em Janeiro de 2026, ou seja, daqui a cerca de meio ano. Com a apresentação em Janeiro, provavelmente teremos o EX60 na estrada ainda na primeira metade de 2026.
Com a Volvo a caminhar no sentido da electrificação total, o EX60 é provavelmente o seu modelo mais importante nesse objetivo. Ainda esta semana, a Volvo anunciou que o XC60, o seu equivalente a combustão, tornou-se o Volvo mais vendido de sempre. Com 2,4 milhões de unidades vendidas ao longo de duas gerações, o XC60 superou o 240 como o modelo mais vendido de sempre da casa de Gotemburgo. Assim, não surpreende o cuidado que a Volvo está a por nos preparativos para o novo EX60.
Nova plataforma universal
Para além da importância estratégica na gama, o EX60 estreia também uma nova plataforma desenvolvida pela Volvo. O novo SEU eléctrico irá assentar sobre a plataforma SPA3, a qual a Volvo pretende que sirva de base a todos os seus modelos no futuro.
Como o nome indica, esta plataforma é a terceira na linhagem da Scalable Platform Architecture (SPA). A primeira iteração surgiu em 2014 com a segunda geração do XC90. Desde então, serviu de base a toda a série 90 e 60. A SPA2 teve uma vida mais curta, apenas foi usada no Volvos EX90 e ES90, para alem do primo Polestar 3. Marcada por muitos atrasados e problemas de desenvolvimento, dá agora a vez à SPA3, uma plataforma completamente nova, pensada de raiz para veículos eléctricos definidos por software e capaz de se adaptar a modelos de diversas dimensões e arquitectura de 800V. Durante a próxima década, esta será a base de todos os Volvos.
Made in Europa
O novo Volvo EX60 será o problema modelo totalmente eléctrico a ser fabricado “em casa”, isto é, na fábrica de Gotemburgo, na Suécia. Até agora, a Volvo produz os EX40, EC40 e, mais recentemente, o EX30 na fábrica belga de Ghent. Já o EX90 e o ES90, são produzidos, respectivamente, nos Estados Unidos e China.
Para além destes locais de produção, futuros modelos baseados na SPA3 deverão ser produzidos na novíssima fábrica da Volvo em Košice, na Eslováquia, a qual deverá estar concluída já este ano. Esta fábrica é a primeira fábrica da Volvo a abrir na Europa desde Ghent, em 1965. Para além de futuros modelos baseados na SPA3, é possível que o EX90 e o ES90 venham a ser também produzidos por lá.

Segurança acima de tudo
Se estamos a falar de um Volvo, estamos também a falar de segurança. O EX60, obviamente, não podia deixar de inovar nesse campo e a Volvo assim o fez.
O novo Volvo EX60 estreia um novo sistema de cinto de segurança patenteado pelo fabricante sueco e pela ZF Lifetec, o fabricante dos cintos. Segundo a Volvo, este novo cinto será um cinto de segurança inteligente, capaz de se adaptar à altura, formato do corpo de cada passageiro e posição em que está sentado, ajustando a carga de segurança à medida de cada um. Para conseguir isso, o cinto recolhe dados de sensores internos e externos para personalizar a proteção com base nas condições da estrada e nos ocupantes específicos.
Por enquanto, a Volvo diz que não está em condições de partilhar esta patente com outros fabricantes, ao contrário do que aconteceu com o cinto de segurança original que foi disponibilizado para todos.

No entanto, temos de ficar à espera até Janeiro de 2026 para ficarmos então a conhecer todos os detalhes do 100% eléctrico Volvo EX60.