“E se pegarmos num SUV, esticarmos um bocado e dissermos que agora é uma carrinha? E se, agora que é uma carrinha, colocarmos uns acabamentos para parecer off-road?”. Provavelmente foi este o briefing que passou pelos decisores quando resolveram fazer o novo bz4x Touring.
Verdade ou não, o que é certo é que o resultado é mais ou menos esse. O recém-apresentado Toyota bZ4x Touring é uma espécie de station wagon com ar aventureiro do maior SUV eléctrico da Toyota.

O que há num nome?
O bZ4x vive uma crise de identidade. Quando surgiu, a ideia da Toyota era continuar a gama bZ (beyond Zero) com outros modelos. Na China, a estratégia teve sucesso e, juntamente com o bz4x, existem modelos como o bZ3, bZ3x e bZ5. Contudo, noutros lugares não é assim.
Na América do Norte, o bZ4x vai passar a chamar-se simplesmente bZ após o restyling e não haverá mais nenhum modelo bZ na gama. Na Europa, o restyling do bZ4x foi mostrado há alguns meses mas o SUV eléctrico da Toyota retém o nome. Contudo, parecia ser o último dos bZ na Europa. Em vez de um bZ3x e bZ2x, os SUVs eléctricos da Toyota para os segmentos C e B serão, respectivamente, o C-HR+ e o Urban Cruiser.
Contudo, temos agora este novo bZ. Integrado na gama bZ4x, a nova variante recebe o nome bZ4x Touring e quer assumir-se como uma espécie de variante carrinha aventureira do SUV.

Em relação ao bZ4x tradicional, a Touring é mais comprida e mais alta: estica 140 mm e sobe mais 20 mm. Mantém a lotação de 5 lugares mas ganha espaço extra na bagageira. Há agora espaço para 600 L de bagagem na mala e, se não couber tudo, as barras no tejadilho podem levar ainda mais 70 kg de carga.
Por fora, o bZ4x Touring distingue-se pelos para-choques reforçados para dar um aspecto mais robusto e aventureiro. A traseira foi redesenhada e as ópticas são agora barras horizontais, à semelhança do que encontramos nos CH-R e CH-R+.

O Toyota mais potente
Para além de maior, o bZ4x é também mais potente. Na verdade, com 380 cv, o bZ4x Touring dual motor é o Toyota mais potente da actualidade, com excepção do GR Supra Final Edition (440 cv). Em relação ao bZ4x standard são mais 38 cv. A versão de duas rodas motrizes mantém a tração dianteira e traz 224 cv.
Independentemente da motorização, a bateria utilizada é de 74,7 kWh, também um pequeno incremento face ao bZ4x que já conhecemos. Este conjunto de baterias permite ao bZ4x Touring ter até 560 km de autonomia em ciclo WLTP.
Para carregar, o bZ4x suporta carregamentos até 150 kW em postos de carregamento rápido ou 22 kW em corrente alternada. A nova “carrinha” da Toyota traz também um sistema de pré-condicionamento e refrigeração por líquido do renovado pack de baterias.
No interior, encontramos a mesmo consola renovada do bZ4x pós-restyling. Destaca-se o generoso ecrã de 14″ ao centro com navegação optimizada para carregamentos.

Quando chega?
Ainda vai ser preciso esperar um bocado pelo Toyota bZ4x Touring. A chegada à Europa está prevista apenas para o primeiro trimestre de 2026.
Antes disso, chega ainda este Verão o renovado bZ4x tradicional. Quanto a preços, também não há ainda nenhuma informação
