É a maior ofensiva eléctrica do construtor japonês até agora. De uma só vez, a Toyota mostrou o novo CH-R+ e o restyling do bZ4x, aos quais se vai juntar também muito em breve o novo Urban Cruiser.
Com esta expansão, a Toyota passa a ter propostas eléctricas para os três principais segmentos na Europa. O Urban Cruiser atacará o segmento B, o novo CH-R+ é o representante do segmento C e o bZ4x mantém-se como a proposta da Toyota para o mais familiar segmento D.
C-HR+ é um modelo totalmente novo
Ao contrário do que o nome sugere, o Toyota C-HR+ é um modelo totalmente novo e não apenas uma versão eléctrica do popular C-HR. Para o seu novo SUV 100% eléctrico, a Toyota a série de nomenclaturas “bZ” e, em vez disso, optou por usar um nome bem conhecido e estabelecido para o seu novo modelo. O CH-R+ não partilha nada com o C-HR híbrido, para além do nome e de a Toyota ter procurado dar uma aparência parecida, nomeadamente através dos grupos ópticos dianteiros e traseiros. Contudo, as dimensões rapidamente o denunciam. O C-HR+ tem 4,52 metros de comprimento, 16 centímetros mais comprido do que o seu irmão híbrido que atem apenas 4,36 metros de comprimento.

Por baixo da pele, o C-HR+ recorre à mesma plataforma e-TNGA com o seu irmão maior, o bZ4x. Plataforma essa que dá corpo a outros modelos eléctricos do grupo, como o bZ3 (exclusivo da China) e o Lexus RZ. Também as opções para o grupo motriz são partilhados com o seu renovado irmão maior.

Assim, o CH-R+ terá duas opções de baterias disponíveis: uma de 57,7 kWh, que será utilizada apenas na versão de tração dianteira e outra de maior capacidade com 73,1 kWh, disponível com tração dianteira ou integral. A versão de tração integral promete 343 cv, o que fará dele um dos Toyotas mais potentes de sempre. Quanto às versões de tração dianteira, disponibilizam 167 cv quando combinadas com a bateria mais pequena, valor que sobe para 224 cv na opção de maior capacidade. A autonomia pode chegar aos 600 km na versão Long Range, o que fará dele o Toyota eléctrico com maior autonomia.

bZ4x renovado
Por falar em bZ4x, o maior dos SUV eléctricos da Toyota recebeu uma renovação profunda. Por fora, recebeu faróis dianteiros que o aproximam estaticamente dos modelos mais recentes da marca nipónica. O bZ4x passa assim a ter os faróis com formato de C alongado como encontramos no Prius, CH-R, Urban Cruiser e agora também nos CH-R+ e Urban Cruiser.

Contudo, as maiores novidades não estão à vista. A Toyota ouviu o público e corrigiu os principais pontos fracos do bZ4x, a começar pelo carregamento. Passa assim a ter disponível de série um carregador até 11 kW de potência máxima em corrente alternada que, em opção, pode ser de 22 kW.
As opções de motorização são as mesmas que vimos no CH-R+:
- FWD de 167 cv e bateria de 57,7 kWh
- FWD de 224cv e bateria de 73,1 kWh
- AWD de 343 cv e bateria de 73,1 kWh

A autonomia máxima será um pequeno inferior à do seu irmão mais pequeno nas versões equivalentes. Contudo, isso não impede o bZ4x de conseguir uns respeitáveis 573 km de autonomia WLTP na versão Long Range.
Quer o CH-R+, quer o bZ4x têm potência máxima de carregamento DC de 150 kW (mantém o já existente no bZ4x). A potência de carregamentos AC, é semelhante à do C-HR+: 11 kW de série e 22 kW em opção. Outra novidade, é o facto de ambos agora contarem com pré-condicionamento das baterias de série e terem planeamento de rota com carregamento incluído.

Urban Cruiser é o mais pequeno da família
Apesar de já ter sido apresentado, a Toyota não quis deixar o Urban Cruiser de fora da festa. O mais pequeno dos SUV eléctricos da Toyota marcou presença no evento de apresentação dos novos modelos para lembrar que está quase a chegar.

Recorde-se que, à semelhança dos seus companheiros com ambições mais familiares, o Urban Cruiser também terá duas opções de bateria e opções de tração dianteira e integral.
Assim, o pequeno SUV da Toyota baseado no Suzuki E Vitara, tem disponíveis as seguintes opções:
- FWD com bateria de 49 kWh e 144 cv de potência
- FWD com bateria de 61 kWh e 174 cv de potência
- AWD com bateria de 61 kWh e 184 cv de potência
Quanto à autonomia, varia entre os 300 km da versão de entrada, os 350 km da versão de tração integral até aos 400 km esperados na versão de tração dianteira e maior bateria.

Quando chegam
Com tantas novidades, a Toyota terá um ano muito animado no que toca a lançamentos. O primeiro a chegar, é o Urban Cruiser. O mais pequeno dos SUV eléctricos da Toyota chega já na Primavera.
Na estação seguinte, é a vez do maior dos três modelos. O bZ4x tem o lançamento agendado para o início do Verão.
Por fim, algures no segundo semestre é a vez do novo C+HR+. Terminado este ciclo de lançamentos, a Toyota terá propostas eléctricas muito competitivas nos segmentos mais importantes da Europa, os segmentos B, C e D. Quanto a preços, ainda termos de aguardar mais um pouco. Por enquanto, ainda não se conhecem.