Base partilhada com o EX90
A Volvo continua a electrificação total da sua gama. O próximo passo lançamento da sua mais recente berlina de luxo totalmente elétrica, o ES90. Sucessor do S90, o ES90 será o novo topo de gama eléctrico da Volvo e é o primeiro modelo da marca totalmente desenvolvido na China. Por enquanto, mantém o nome de código V551. Tal como acontece entre os actuais S90 e XC90, também o ES90 e o EX90 partilham a base mecânica.
Apenas versão 100% eléctrica
Ao contrário do S90, o ES90 é alimentado exclusivamente por bateria, e adopta a designação ES90 para reflectir a sua natureza elétrica. A Volvo promete um design imponente e é de esperar um comprimento na ordem dos 5 metros. O novo sedan elétrico utiliza a plataforma SPA2 do grupo Geely, já conhecida do SUV EX90 e do primo Polestar 3. Esta plataforma, dedicada a veículos elétricos, permite que a Volvo tire o máximo partido das vantagens de uma plataforma deste género, ao contrário do que acontece com os seus rivais germânicos, o Mercedes EQE e o BMW i5 que partilham a plataforma com modelos a combustão
Produção em Andamento e Previsão de Lançamento
De acordo com informações da publicação sueca Teknikens Värld, as primeiras unidades do ES90 já estão em produção na China. Embora, para já, sejam protótipos destinados a testes de equipamentos e sistemas, a produção em série está prevista para começar em maio de 2024. Por partilhara plataforma com o EX90, então contamos com uma configuração de dois motores a começar nos 408cv e bateria de 107kWh. Na variante mais desportiva a potência deve rondar os 517cv. É também de esperar uma configuração de apenas um motor, com 279cv. No EX90 estas combinações permitem autonomias a rondar os 580km. A carroçaria mais aerodinâmica e leve do sedan sueco deverá permitir ir além deste número, provavelmente a rondar os 600km no ciclo WLTP. Contudo, não sabemos ainda se terá também uma versão mais extrema, como o seu parente que chega mais ou menos na mesma altura, o Polestar 5.
Dimensões e Conforto Aprimorados
Com um comprimento de 4,990 metros e uma distância entre eixos de 3,102 metros, o ES90 oferece um habitáculo mais espaçoso em comparação com seu predecessor, o S90. Esta é uma vantagem clara da utilização de uma plataforma dedicada a veículos elétricos, que não apenas amplia o espaço interno, mas também contribui para um peso mais reduzido, optimizando a eficiência energética.
O ES90 entra em produção durante 2024, devendo chegar ao mercado algures no final do ano ou início de 2025.