Apresentado há pouco mais de um mês, o novo SUV eléctrico da Audi, o Q6 e-tron, já pode ser encomendado em Portugal. Como o nome sugere, o Q6 e-tron ocupa o lugar vago entre o mais pequeno Q4 e-tron e topo de gama Q8 e-tron.
O novo SUV eléctrico da Audi é também o primeiro modelo da marca a utilizar a nova plataforma para eléctricos PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em parceria com a Porsche. Dessa parceria, para além do Q6 e-tron, já nasceu também o Porsche Macan e em breve nascerão também os novos Audi A6 e-tron sedan e Avant.
Duas versões disponíveis
Quanto às motorizações disponíveis, a gama do Q6 é bastante simples. Por enquanto, temos duas versões: o Q6 e-tron e o mais potente SQ6 e-tron. O primeiro traz 387cv, precisa de 5.9s para ir dos 0 aos 100km/h e promete até 625km de autonomia no ciclo combinado WLTP. Quanto ao SQ6 e-tron, os 517cv permitem fazer apenas 4.3s dos 0 aos 100 km/h mas “apenas” 598km de autonomia.
Ambos os modelos partilham o mesmo pack de baterias de 800V com 94.6kWh úteis (100 kWh total) e têm tracção integral graças à colocação de um motor em cada eixo.
A arquitectura da bateria de alta voltagem permite carregamentos rápidos até 270kW, o que significa que à potência máxima consegue carregar a bateria dos 10% aos 80% em pouco mais de 20 minutos.
Quanto chega e quanto custa afinal?
O novo Q6 e-tron já está disponível para encomenda e chega no Verão. É em Julho que as primeiras unidades chegam aos concessionários.
O mais barato dos Q6 e-tron custa a partir de 82 949 € e o SQ6 e-tron começa nos 97 818 €. Mais tarde, chegam as versões de apenas tracção traseiras mas, por enquanto, não conhecemos detalhes.