Tudo à grande
Não está previsto chegar à Europa mas a Cadillac mostrou recentemente o novo Escalade IQ. A variante eléctrica do luxuoso SUV da Cadillac troca o V8 por dois motores eléctricos e deverá chegar à Terra do Tio Sam em 2024 e será um colosso com 5,7m de comprimento. Quem se lembra do pequeno Toyota iQ não esperaria certamente um dia ver este nome associado a um gigante de quase 6 metros…
Falando de números, o Escalade IQ deverá começar nos 130 000 $, debitar 750 cv e conta com jantes de 24″. Para toda esta potência, a Cadillac junta uma bateria de 200 kWh que promete cerca de 725 km de autonomia (ainda não há valores oficiais…). Por comparação, as maiores baterias que encontramos no nosso mercado estão no Mercedes EQS SUV com “apenas” 108.4 kWh. Valores muito próximos têm também modelos como o Polestar 3, Volvo EX90, Audi Q8 e BMW iX. Juntamente com o local Rivian R1S deverão ser os principais rivais do Escalade IQ mas, pelos primeiros dados, o Cadillac parece tentar posicionar-se um degrau acima na escala do luxo.
Apesar da bateria gigantesca, o Escalade não será sequer o modelo da GM com a bateria maior. Esse título vai para o GMC Hummer EV com 246 kWh – ou aproximadamente 5 Opel Corsa, em medida europeia.
Luxo e espaço no interior
No interior continua tudo à grande: espaço ao nível de um lugar em Classe Executiva e um gigantesco ecrã de 38″ ocupa todo o tablier. Por trás deste ecrã, está uma das principais novidades da GM: o Escalade IQ será um dos primeiros modelos do grupo a não trazer Apple Carplay nem Android Auto. Em vez disso, os novos modelos da GM terão um novo sistema de infotainment desenvolvido pela Google. Estarão disponíveis aplicações como o Google Maps ou o YouTube mas resta esperar para ver se esta decisão irá ou não afastar potenciais clientes.