27 anos depois, uma nova vida para o Scénic
O Renault Scénic nasceu em 1996, ainda como Mégane Scénic, e inaugurou um novo segmento, o dos monovolume compactos. Tínhamos assistido a um primeiro boom dos MPV como a Espace, o trio de Palmela ou as EuroVans da parceria PSA/FIAT. A Renault, em parceria com a Matra, tinha sido pioneira do formato e então reinventava o formato: pegava na fórmula de sucesso e reduzia-a o tamanho para se encaixar no tradicional Segmento C. Nascia assim o Mégane Scénic.
Tal como a sua irmã maior, a Espace, também o Scénic foi um tremendo sucesso: viveu durante quatro gerações e mais de 25 anos, ganhou uma versão longa, chegou a ter uma versão 4×4 e agora conhece uma nova vida. Na quinta geração, e com os monovolumes a conhecerem o seu ocaso no mercado, o seu lugar tem vindo a ser ocupado por SUVs e Crossovers e é esse também o destino do nome Scénic.
Com a mudança de formato, chega também um mudança no motor: abandona os motores de combustão interna e junta-se à família E-Tech como 100% eléctrico.
Maior do que Mégane E-Tech
O Mégane E-Tech serve de barómetro ao novo Scénic. Tal como acontece até aqui, o novo modelo vem com ambições familiares reforçadas. Em relação ao seu irmão compacto, o Scénic E-Tech é 27cm mais comprido e tem 10cm de distância entre eixos (2,78m). O novo modelo é ainda 10cm mais largo do que o Mégane mas a altura é a mesma, devido às preocupações aerodinâmicas.
Estas medidas resultam num interior espaçoso e que permite sentar três adultos atrás. Ainda no capítulo do espaço, a bagageira de 545L tem um valor muito interessante.
Até 620km de autonomia
Debaixo da pele, está a plataforma CMF-EV, a mesma do Mégane E-Tech e do Nissan Aryia. Estão previstas duas opções de bateria, uma com 60kWh úteis e outra, de maior capacidade, com 87kWh. Com a bateria mais pequena temos um motor com 170cv, 150km/h de velocidade máxima e 420km de autonomia. A versão mais potente, conta com até 620km de autonomia e 220cv. A velocidade máxima nesta versão é de 170km/h.
Chega ao mercado em 2024
O Scénic E-Tech ainda não tem preços conhecidos, nem para Portugal nem para o seu mercado doméstico, em França. Tudo indica que estará disponível no início de 2024 mas não sabemos ainda exactamente quando. Espera-se, contudo, que as duas versões estejam disponíveis logo no início.