Chegada prevista apenas para 2028
A Lamborghini mostrou ao mundo, durante a Monterrey Car Week, o protótipo daquele que virá a ser o seu primeiro modelo eléctrico. Esperado na versão final apenas para 2028, o Lanzador apresenta-se numa configuração de GT 2+2.
Embora seja um coupé de duas portas, o Lanzador tem uma carroçaria mais elevada a dar uns ares de SUV. Devido à colocação das baterias na parte inferior dos carros, a solução de tornar um formato convencional mais alto, como um fastback ou um hatchback, tem vindo a ser explorada por outros construtores. O Polestar 4 ou o Megane E-Tech são bons exemplos de ambos os casos.
Mas, voltando ao concept da casa de Sant’Agata Bolognese, os detalhes são escassos e algo vagos. A Lamborghini fala em dois motores – um por cada eixo – que juntos valem qualquer coisa como 1350cv. Números simpáticos. Bateria para isto tudo? Não há números oficiais, apenas se especula que será de pelo 450km (provavelmente quando se soltarem os 1350cv este número pode diminuir um bocadinho…).
Quando for lanzado, o Lanzador deverá partilhar a plataforma para carros de luxo EV do grupo Volkswagen com outros modelos do grupo. No comunicado de imprensa, a Lambo fala em coisas como suspensão pneumática auto-nivelante, quatro rodas direccionais e aerodinâmica activa.
Olhando para as imagens, o carro não engana e facilmente vemos que estamos perante um Lamborghini. Não é tão radical como um Aventador ou um Revuelto mas não é difícil identificar semelhanças no formato, devidamente adaptado a EV, com outros GT 2+2 do passado da marca, como o Espada.
2028 ainda está longe o que quer dizer que muita coisa pode vir a mudar no Lanzador mas acreditamos que as formas finais não deverão estar longe do que já vimos. Resta-nos aguardar e ver as imagens que a Lambo nos deixou.