Milano, assim se chama o primeiro Alfa Romeo de produção em série com motorização 100% eléctrica. A Alfa Romeo era uma das poucas marcas do grupo Stellantis ainda sem eléctricos mas essa omissão fica agora resolvida.
A Alfa recupera o nome da cidade onde foi fundada nos idos de 1910, nome usado no passado na versão americana do 75. Agora fica algures entre um hatchback compacto alto e um pequeno SUV. A marca italiana pretende que o Milano ocupe simultaneamente o lugar do MiTo e do Giuletta no mercado. Assim, o Milano posiciona-se abaixo do Tonale e é o novo modelo de entrada na gama da Alfa Romeo
Duas opções de motorização
Apesar do nome, o Milano será produzido na Polónia, em Tychy, juntamente com o Jeep Avenger e o FIAT 600e. Partilha a plataforma com estes últimos, a STLA Small (também conhecida por e-CMP) e, por isso mesmo, na versão base Elletrica partilha também a mesma unidade motriz: o conhecido conjunto motor dianteiro de 156 cv e pack de baterias de 54 kWh. Tal como os seus irmãos, também o Milano tem pouco mais de 400 km de autonomia máxima no ciclo combinado WLTP.
No entanto, o Milano distingue-se dos seus irmãos por ter uma versão mais potente, com dois motores, a qual recebe a designação Veloce. O Milano Elletrica Veloce tem 240 cv e, claro, tracção integral. A bateria é comum à versão de tracção dianteira. Ambos dispõe também das mesmas opções de carregamento: 11 kW para carregamentos AC e até 101 kW em carregamento DC.
Cuore Sportivo
Apesar da motorização eléctrica ser novidade na marca, a Alfa Romeo quer continuar a ser referência na dinâmica e prazer de condução. Para isso, o Milano adopta a postura mais desportiva de todos os membros da família com quem partilha a plataforma.
Para fazer jus ao pedigree da marca, o pequeno Alfa Romeo tem uma direcção super directa, discos de travão de maior diâmetro, barras anti-rolamento reforçadas à frente e atrás e o tradicional D.N.A. da Alfa. Este permite alternar entre três modos de condução: D para Dynamic, o mais desportivo dos três, N para Neutral, provavelmente o modo privilegiado no dia-a-dia e A para Advanced Efficiency, o modo mais económico.
No Veloce, o carácter desportivo é ainda mais acentuado. Traz discos de travão de maior diâmetro (380mm), diferencial autoblocante TorSen e suspensão 30mm rebaixada face à versão base.
Por dentro, encontramos um interior voltado para o condutor. O Milano traz um ecrã de 10.25″ para o infoentertenimento mas encotramos o que podemos chamar um cockpit tradicional. Para poder ir passar um fim-de-semana a um sítio com boas estradas de montanha, a mala dispõe de 400L de capacidade.
Quando chega e quanto custa
O preço do Milano Elletrica ainda não é conhecido para Portugal mas tudo indica que será semelhante ao do Jeep Avenger, ou seja, à volta de 38 000 €. A Alfa Romeo Portugal aceita encomendas a partir de 12 de Maio. As primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre do ano.
Contudo, o Veloce chega mais tarde. Ainda não sabemos ao certo quando mas vai ser preciso esperar por 2025 para ver na estrada o mais potente dos Milanos.