Italianos mostram a primeira imagem do desportivo
O FIAT 600e acaba de chegar ao mercado mas, entretanto, a Abarth já deu algum veneno ao mais recente utilitário italiano. Enquanto faz os últimos testes antes da apresentação em Milão, a Abarth deixou-nos ver o 600e, o modelo mais potente de sempre do pequeno fabricante.
Fundada em 1949 por Carlo Abarth em Turim, nascida das cinzas da Cisitalia, a Abarth começou por modificar e carroçar modelos de outros fabricantes. Entre eles, notavelmente, a FIAT mas também a Simca, Alfa Romeo e até a Porsche.
Adquirida pela FIAT em 1971, produziu versões desportivas dos seus modelos até cair mais ou menos no esquecimento até aos anos 2000. Em 2007, renasceu, como marca independente, sempre baseada em modelos existentes da FIAT. Habituada a produzir desportivos leves e potentes, a Abarth não ficou imune à electrificação. Com 180cv e sons de motor aritficiais, o 500e foi o primeiro modelo da marca a mover-se a electrões. Agora, é a vez do seu recém-chegado irmão maior.
A mesma agilidade de sempre
O Abarth 600e chega com 240cv, números que não são exactamente impressionantes para um eléctrico mas que chegam para ser o Abarth mais potente de sempre. Contudo, a Abarth não ficou célebre por oferecer números enormes mas sim por criar máquinas divertidas e ágeis.
O 600e promete continuar a tradição e, para isso, não se fica por adicionar camadas de software. Os 240cv chegam por via do eixo dianteiro e é lá que a Abarth aplicou um diferecial mecânico LSD. Nada de e-diff ou ABS a simular a acção de um diferencial. Mas, por falar em ABS, o Abarth 600e traz discos de maiores dimensões para melhorar a dissipação de calor e a resistência à fadiga. Até os pneus foram supostamente desenvolvidos com tecnologia da Fórmula E para garantir maior tracção mas sem comprometer a autonomia.
Série limitada no lançamento
Com quase tudo já conhecido do Abarth 600e, os italianos resolveram então mostrar-nos a primeira imagem da versão praticamente final. A imagem, que ilustra este artigo, mostra-nos a versão especial de lançamento Scorpionissima, uma série limitada a 1949 unidades (se estiveram atentos enquanto liam, repararam que é o ano de fundação da Abarth). A cor que nos mostraram chama-se Hypnotic Purple e, segundo a marca, será exclusiva deste modelo.
Veremos então o resultado do tratamento do Escorpião neste modelo que faz uso de uma plataforma bem conhecida. A e-CMP que partilha com vários modelos bem conhecidos do grupo, desde os e-208 e e-2008 ao Jeep Avenger, Opel Mokka-e e o recém conhecido Lancia Ypsilon, foi promovida a Perfo-e-CMP para salientar o tratamento desportivo dado pela Abarth. O resultado vamos conhecer em breve, quando o Abarth 600e for apresentado nas próximas semanas. Por enquanto, anda a fazer os últimos testes de estrada e as primeiras sessões fotográficas